TCC

Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.

Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma educação não somente de qualidade, mas também inclusiva. Fazer um plano educacional que consiga abranger todos, independentemente de qualquer tipo de necessidades especiais que os indivíduos possam ter, principalmente no que diz respeito à p...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Arlison Freitas de
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2153
id ir-123456789-2153
recordtype dspace
spelling ir-123456789-21532024-11-07T18:25:21Z Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática. OLIVEIRA, Arlison Freitas de FIGUEIRA, Adelaine Michela e Silva http://lattes.cnpq.br/6789425472257325 Educação especial Cegos Surdos Deficiência Visual CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma educação não somente de qualidade, mas também inclusiva. Fazer um plano educacional que consiga abranger todos, independentemente de qualquer tipo de necessidades especiais que os indivíduos possam ter, principalmente no que diz respeito à pessoa com deficiência. Quando se trata desse grupo de discentes, os professores encontram diversas dificuldades para conseguirem realizar um processo de ensino e aprendizagem não somente significativo, mas também inclusivo. Por esse motivo, é de extrema importância que os discentes de licenciatura tenham, em sua formação, discussões em relação às formas de inclusão educacional, visto que as dificuldades acima mencionadas já começam na educação básica. Sendo assim, este trabalho irá se dispor a levantar e analisar o conteúdo dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto das Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de 2017 a 2021, e discutir qual importância foi dada ao desenvolvimento de pesquisas para a elaboração de técnicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem de pessoas surdas, cegas e surdo-cegas no ensino superior e básico. Foram encontrados somente cinco trabalhos na área desta pesquisa, de um total de 239, visto a dificuldades que podem ser encontradas para elaboração de pesquisas e também pela falta de uma formação focada a preparar o discente para trabalhar com este público de alunos. Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma educação não somente de qualidade, mas também inclusiva. Fazer um plano educacional que consiga abranger todos, independentemente de qualquer tipo de necessidades especiais que os indivíduos possam ter, principalmente no que diz respeito à pessoa com deficiência. Quando se trata desse grupo de discentes, os professores encontram diversas dificuldades para conseguirem realizar um processo de ensino e aprendizagem não somente significativo, mas também inclusivo. Por esse motivo, é de extrema importância que os discentes de licenciatura tenham, em sua formação, discussões em relação às formas de inclusão educacional, visto que as dificuldades acima mencionadas já começam na educação básica. Sendo assim, este trabalho irá se dispor a levantar e analisar o conteúdo dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto das Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de 2017 a 2021, e discutir qual importância foi dada ao desenvolvimento de pesquisas para a elaboração de técnicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem de pessoas surdas, cegas e surdo-cegas no ensino superior e básico. Foram encontrados somente cinco trabalhos na área desta pesquisa, de um total de 239, visto a dificuldades que podem ser encontradas para elaboração de pesquisas e também pela falta de uma formação focada a preparar o discente para trabalhar com este público de alunos. 2024-11-07T18:24:49Z 2024-11-07T18:24:49Z 2023-01-26 TCC OLIVEIRA, Arlison Freitas de. Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática. Orientadora: Adelaine Michela e Silva Figueira. Trabalho de Conclusão de Curso (Biologia e Química) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2153 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2153 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação especial
Cegos
Surdos
Deficiência Visual
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle Educação especial
Cegos
Surdos
Deficiência Visual
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
OLIVEIRA, Arlison Freitas de
Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.
topic_facet Educação especial
Cegos
Surdos
Deficiência Visual
CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
description Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma educação não somente de qualidade, mas também inclusiva. Fazer um plano educacional que consiga abranger todos, independentemente de qualquer tipo de necessidades especiais que os indivíduos possam ter, principalmente no que diz respeito à pessoa com deficiência. Quando se trata desse grupo de discentes, os professores encontram diversas dificuldades para conseguirem realizar um processo de ensino e aprendizagem não somente significativo, mas também inclusivo. Por esse motivo, é de extrema importância que os discentes de licenciatura tenham, em sua formação, discussões em relação às formas de inclusão educacional, visto que as dificuldades acima mencionadas já começam na educação básica. Sendo assim, este trabalho irá se dispor a levantar e analisar o conteúdo dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto das Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de 2017 a 2021, e discutir qual importância foi dada ao desenvolvimento de pesquisas para a elaboração de técnicas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem de pessoas surdas, cegas e surdo-cegas no ensino superior e básico. Foram encontrados somente cinco trabalhos na área desta pesquisa, de um total de 239, visto a dificuldades que podem ser encontradas para elaboração de pesquisas e também pela falta de uma formação focada a preparar o discente para trabalhar com este público de alunos.
author_additional FIGUEIRA, Adelaine Michela e Silva
author_additionalStr FIGUEIRA, Adelaine Michela e Silva
format TCC
author OLIVEIRA, Arlison Freitas de
title Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.
title_short Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.
title_full Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.
title_fullStr Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.
title_full_unstemmed Ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará sobre a temática.
title_sort ensino de alunos com deficiência auditiva e visual: levantamento dos trabalhos de conclusão de curso do instituto de ciências da educação da universidade federal do oeste do pará sobre a temática.
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2153
_version_ 1829179770291617792
score 11.753735