Dissertação

Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio

Os aplicativos de smartphones são vistos como um meio acessível para o uso da tecnologia na sala de aula. Deixar de incorporar esta importante ferramenta no ensino de Matemática é privar, os estudantes de terem o mínimo acesso aos recursos tecnológicos como ferramenta de ensino. A pesquisa sobre a u...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL, Gordiano Santana
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369
id ir-123456789-369
recordtype dspace
spelling ir-123456789-3692021-02-25T03:06:59Z Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio AMARAL, Gordiano Santana RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias Aplicativos Smartphones Tecnologias no ensino Ensino de matemática Matemática financeira Calculadora financeira Os aplicativos de smartphones são vistos como um meio acessível para o uso da tecnologia na sala de aula. Deixar de incorporar esta importante ferramenta no ensino de Matemática é privar, os estudantes de terem o mínimo acesso aos recursos tecnológicos como ferramenta de ensino. A pesquisa sobre a utilização do aplicativo de smartphone Calculadora Financeira HP – 12C como recurso didático para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio, foi realizada com uma turma do 3º ano (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Odila de Souza, localizada na cidade de Altamira – Pará. Tendo como objetivo principal estudar a inserção do uso do aplicativo no ensino da Matemática Financeira, mediado pelas novas tecnologias, gerando possibilidades no ensino de Matemática e ambientes de aprendizagem alternativos, capazes de ajudar até mesmo na inclusão digital. A pesquisa foi primeiramente bibliográfica, trazendo as concepções de alguns pesquisadores sobre o tema proposto e, depois, de campo, com a permanência em sala de aula com os estudantes durante quatro meses, desenvolvendo os conteúdos e aplicando atividades investigativas para coleta de dados que posteriormente foram analisados através de gráficos, quadros e figuras seguidos de textos dissertativos. Os resultados mostraram que o uso do aplicativo Calculadora Financeira HP – 12C contribui significativamente para o ensino da Matemática Financeira e que este pode ser uma boa ferramenta pedagógica, promovendo inclusão digital, além de desmistificar a recusa irrestrita de smartphones e congêneres em sala de aula, requerendo apenas dos professores habilidades com o uso do aplicativo e uma boa compreensão sobre o momento oportuno para utilizar esse recurso. 2021-02-25T03:06:17Z 2021-02-25T03:06:17Z 2017 Dissertation AMARAL, Gordiano Santana. Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2017. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Aplicativos
Smartphones
Tecnologias no ensino
Ensino de matemática
Matemática financeira
Calculadora financeira
spellingShingle Aplicativos
Smartphones
Tecnologias no ensino
Ensino de matemática
Matemática financeira
Calculadora financeira
AMARAL, Gordiano Santana
Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
topic_facet Aplicativos
Smartphones
Tecnologias no ensino
Ensino de matemática
Matemática financeira
Calculadora financeira
description Os aplicativos de smartphones são vistos como um meio acessível para o uso da tecnologia na sala de aula. Deixar de incorporar esta importante ferramenta no ensino de Matemática é privar, os estudantes de terem o mínimo acesso aos recursos tecnológicos como ferramenta de ensino. A pesquisa sobre a utilização do aplicativo de smartphone Calculadora Financeira HP – 12C como recurso didático para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio, foi realizada com uma turma do 3º ano (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Odila de Souza, localizada na cidade de Altamira – Pará. Tendo como objetivo principal estudar a inserção do uso do aplicativo no ensino da Matemática Financeira, mediado pelas novas tecnologias, gerando possibilidades no ensino de Matemática e ambientes de aprendizagem alternativos, capazes de ajudar até mesmo na inclusão digital. A pesquisa foi primeiramente bibliográfica, trazendo as concepções de alguns pesquisadores sobre o tema proposto e, depois, de campo, com a permanência em sala de aula com os estudantes durante quatro meses, desenvolvendo os conteúdos e aplicando atividades investigativas para coleta de dados que posteriormente foram analisados através de gráficos, quadros e figuras seguidos de textos dissertativos. Os resultados mostraram que o uso do aplicativo Calculadora Financeira HP – 12C contribui significativamente para o ensino da Matemática Financeira e que este pode ser uma boa ferramenta pedagógica, promovendo inclusão digital, além de desmistificar a recusa irrestrita de smartphones e congêneres em sala de aula, requerendo apenas dos professores habilidades com o uso do aplicativo e uma boa compreensão sobre o momento oportuno para utilizar esse recurso.
author_additional RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
author_additionalStr RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
format Dissertação
author AMARAL, Gordiano Santana
title Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
title_short Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
title_full Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
title_fullStr Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
title_full_unstemmed Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
title_sort calculadora financeira hp-12c em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/369
_version_ 1787156278845374464
score 11.653393