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Dissertação
Usos e sentidos das TDICS na Amazônia: Os desafios em implantar a TI verde em uma escola de ensino médio de tempo integral em Santarém-Pa
Este estudo investiga de que maneira as TDICs podem se constituir como possibilidades didáticas de ensino e de aprendizagens, promotoras dos princípios de uma educação integral politécnica com responsabilidade socioambiental, em uma escola de ensino médio de tempo integral de Santarém-Pa. Para tal,...
Autor principal: | FERREIRA, Gisele Vidal |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/501 |
Resumo: |
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Este estudo investiga de que maneira as TDICs podem se constituir como possibilidades didáticas de ensino e de aprendizagens, promotoras dos princípios de uma educação integral politécnica com responsabilidade socioambiental, em uma escola de ensino médio de tempo integral de Santarém-Pa. Para tal, nos propomos: mapear as condições de infraestrutura logística, tecnológica e de recursos humanos para uma formação humana na perspectiva da educação integral politécnica; analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como ferramenta pedagógica de interação e colaboração no ambiente
escolar e sua contribuição aos processos de ensino e aprendizagem; identificar iniciativas e/ou práticas sustentáveis que demonstrem integrar as TDICs à sala de aula do ensino médio de tempo integral e ao mundo do trabalho; analisar desafios e benefícios do uso da TI Verde nesse espaço educacional; potencializar o uso da TI Verde no espaço escolar e favorecer a consciência socioambiental. O estudo é de abordagem qualitativa, em que recorremos à revisão de literatura, pesquisa documental e empírica, do tipo pesquisa-ação crítico-colaborativa, com instalação do grupo de formação reflexiva colaborativa na escola estudada. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista, questionário, diário de campo da pesquisadora e registros fotográficos. Participaram da pesquisa 11 professores, 02 representantes da gestão, 03 Formadores do Núcleo Tecnológico Educacional do Estado, e os 88 alunos do ensino médio de uma escola de tempo integral de Santarém-Pa. Os resultados do estudo mostraram, a princípio, que as condições de infraestrutura logística e tecnológica não atendem as necessidades de uma escola que se propõe a oferecer uma educação integral; há discussão sobre sustentabilidade, mas sem ações efetivas
no contexto escolar; insipiente conhecimento sobre TI Verde por parte dos professores e quase nenhum por parte dos alunos; o reconhecimento de que a TI Verde está se manifestando como uma tendência no campo da tecnologia e uma alternativa para potencializar as ações sustentáveis no espaço escolar. Diante do exposto, concluímos que: i) a implantação do nível tático da TI Verde na escola é uma alternativa viável para a promoção de uma educação integral sustentável; ii) a implantação de forma colaborativa dos 4Ps (Postura, Prática, Política e Produção) da TI Verde na escola foi uma experiência exitosa, mostrando mudanças de
comportamentos dos jovens estudantes, contribuindo com sua formação mais integral; iii) a produção de vídeos de bolso de autoria, no âmbito da pesquisa, apontou uma alternativa para atribuir sentidos às TDICs, tornando o conteúdo mais atrativo ao aluno, com foco na aprendizagem e no aprendiz, além de enriquecer os ambientes educativos; iv) as TDICs podem promover o envolvimento de educadores e educandos caminhando engajados nos processos de ensinar e aprender, bem como estimula a formação continuada dos professores. Experiência essa da TI Verde que poderá ser estendida às demais instituições educacionais, para se criar e/ou fortalecer o uso das TDICs com responsabilidade socioambiental. Nesse processo pedagógico se promove uma formação cidadã corresponsável sócio-ambientalmente, podendo
inferir que os usos das TDICs no cenário da educação integral encontram sentido quando empregam os pressupostos da TI Verde de forma colaborativa e crítica. |