Dissertação

Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola

The current paper aims to analyze the conceptions that orient the pedagogic coordinators’ practices from the public schools of Santarém in front of the effectuation regarding the democratic management, in order to understand how the conceptions get materialized at the school everyday practice,...

ver descrição completa

Autor principal: ARRUDA, Elenise Pinto de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/516
id ir-123456789-516
recordtype dspace
spelling ir-123456789-5162021-03-24T02:02:16Z Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola ARRUDA, Elenise Pinto de COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 http://orcid.org/0000-0002-5915-6742 Educação Administração educacional Gestão Democrática Coordenação Pedagógica Concepções e práticas CNPQ::EDUCAÇÃO::ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA EDUCAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL The current paper aims to analyze the conceptions that orient the pedagogic coordinators’ practices from the public schools of Santarém in front of the effectuation regarding the democratic management, in order to understand how the conceptions get materialized at the school everyday practice,considering the school reality and the actions guided by the Ayrton Senna Institute for the municipal education policy.The qualitative approach was adopted, as the theoretical –methodological option and, as methodological procedures, the literature review and the focal group execution, having as subjects the egressing pedagogic coordinators of the specialization course on Pedagogic Coordination - Santarém campus, offered by the Universidade Federal do Oeste do Pará in the period from 2012 to 2013 and who work at the public schools of the city. The research identified that the pedagogic coordinators’ routine is full of multiple tasks, with a precarious infrastructure work; The actions are guided by an Agenda of Activities scheduled by the Ayrton Senna Institute. The school management experienced by the pedagogic coordinators presents democratic elements such as the existence of the directors’ election, school council, political –pedagogic projects and school heads with a participative profile, nevertheless indicatives of centralization regarding the making of decisions is still present.The overload of tasks and the deviation to other activities still represent the pedagogic coordinators’ routine. The democratic management is seen not just as the presence of elements apparently democratic at the school environment. It is a political process and therefore, educational. It implies the redefinition of the school role in society, the reflection on how to contribute to the objective of the education, which is the human background. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Universidade Federal do Oeste do Pará O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções que orientam as práticas dos coordenadores pedagógicos da rede pública de Santarém frente à efetivação da gestão democrática, de modo a entender como as concepções se materializam no cotidiano, considerando a realidade escolar e as ações orientadas pelo Instituto Ayrton Senna para a política municipal de educação. Adotou-se, como opção teórico-metodológica, a abordagem qualitativa e, como procedimentos metodológicos, a revisão de literatura e a realização de grupo focal, tendo como sujeitos os coordenadores pedagógicos egressos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica – Polo Santarém, oferecido pela Universidade Federal do Oeste do Pará no período de 2012 a 2013 e que atuam na rede pública do município. A pesquisa identificou que o cotidiano das coordenadoras pedagógicas é sobrecarregado de múltiplas tarefas, com uma infraestrutura de trabalho precária; as ações são direcionadas por uma agenda de atividades proposta pelo Instituto Ayrton Senna; a gestão escolar vivida pelas coordenadoras pedagógicas, apresenta elementos democráticos como a existência de eleição de diretores, conselhos escolares, projetos políticos pedagógicos e direções escolares com perfil participativo, todavia ainda há indicativos de centralização nas tomadas de decisões. Concluiu-se que a sobrecarga de tarefas e desvio para outras atividades ainda constitui o cotidiano do coordenador pedagógico. Compreende-se que gestão democrática não é simplesmente a presença de elementos aparentemente democráticos no ambiente escolar. É um processo político e por conseguinte, educativo. Implica na redefinição do papel da escola na sociedade, na reflexão sobre como contribuir para o objetivo da educação que é a formação humana. 2021-03-23T23:07:24Z 2021-03-23T23:07:24Z 2015-12-01 Dissertation ARRUDA, Elenise Pinto de. Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2015. 186 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/516 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/516 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação
Administração educacional
Gestão Democrática
Coordenação Pedagógica
Concepções e práticas
CNPQ::EDUCAÇÃO::ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
spellingShingle Educação
Administração educacional
Gestão Democrática
Coordenação Pedagógica
Concepções e práticas
CNPQ::EDUCAÇÃO::ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
ARRUDA, Elenise Pinto de
Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
topic_facet Educação
Administração educacional
Gestão Democrática
Coordenação Pedagógica
Concepções e práticas
CNPQ::EDUCAÇÃO::ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
description The current paper aims to analyze the conceptions that orient the pedagogic coordinators’ practices from the public schools of Santarém in front of the effectuation regarding the democratic management, in order to understand how the conceptions get materialized at the school everyday practice,considering the school reality and the actions guided by the Ayrton Senna Institute for the municipal education policy.The qualitative approach was adopted, as the theoretical –methodological option and, as methodological procedures, the literature review and the focal group execution, having as subjects the egressing pedagogic coordinators of the specialization course on Pedagogic Coordination - Santarém campus, offered by the Universidade Federal do Oeste do Pará in the period from 2012 to 2013 and who work at the public schools of the city. The research identified that the pedagogic coordinators’ routine is full of multiple tasks, with a precarious infrastructure work; The actions are guided by an Agenda of Activities scheduled by the Ayrton Senna Institute. The school management experienced by the pedagogic coordinators presents democratic elements such as the existence of the directors’ election, school council, political –pedagogic projects and school heads with a participative profile, nevertheless indicatives of centralization regarding the making of decisions is still present.The overload of tasks and the deviation to other activities still represent the pedagogic coordinators’ routine. The democratic management is seen not just as the presence of elements apparently democratic at the school environment. It is a political process and therefore, educational. It implies the redefinition of the school role in society, the reflection on how to contribute to the objective of the education, which is the human background.
author_additional COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
author_additionalStr COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
format Dissertação
author ARRUDA, Elenise Pinto de
title Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
title_short Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
title_full Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
title_fullStr Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
title_sort coordenação pedagógica: contradições e possibilidades para a construção da gestão democrática na escola
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/516
_version_ 1787156321134444544
score 11.653393