Dissertação

Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami

The objective of this research was to propose activities for the teaching of Mathematics, more precisely for the teaching of Geometry, through geometric constructions with origami. The proposed activities of this dissertation are presented as relevant alternatives for teaching practice, since...

ver descrição completa

Autor principal: CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/673
id ir-123456789-673
recordtype dspace
spelling ir-123456789-6732022-06-02T00:01:16Z Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso ARAUJO, Lenilson Moreira Construções geométricas Ensino de Geometria Origami Ludicidade Ensino de Matemática The objective of this research was to propose activities for the teaching of Mathematics, more precisely for the teaching of Geometry, through geometric constructions with origami. The proposed activities of this dissertation are presented as relevant alternatives for teaching practice, since they make use of paper manipulation, which is very accessible due to its low cost. A bibliographical research was used in this study. The main result was the production of a set of four activities that could be used in math classes to teach geometry in the 9th grade of elementary school. They address some essential geometric contents that must be worked on in the final years of Elementary School according to the Common National Curricular Base. We believe that the activities and the text produced in this dissertation can be interesting and instructive for both those who teach and those who learn. O objetivo desta pesquisa foi propor atividades para o ensino de Matemática, mais precisamente para o ensino de Geometria, através de construções geométricas com origami. As propostas de atividades desta dissertação se apresentam como alternativas relevantes para a prática docente, uma vez que elas fazem uso da manipulação de papel, o qual é muito acessível devido ao seu baixo custo. Foi utilizada neste estudo uma pesquisa do tipo bibliográfica. O principal resultado foi a produção de um conjunto de quatro atividades possíveis de serem utilizadas nas aulas de matemática para ensinar geometria no 9º ano do Ensino Fundamental. Elas abordam alguns conteúdos geométricos essenciais que devem ser trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Acreditamos que as atividades e o texto produzido nesta dissertação possam ser interessantes e instrutivos tanto para quem ensina quanto para quem aprende. 2022-06-02T00:01:16Z 2022-06-02T00:01:16Z 2020-12-21 Dissertation CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso. Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami. Orientador: Lenilson Moreira Araújo. 2020.89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/673 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Biociências UFOPA Instituto de Ciências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Construções geométricas
Ensino de Geometria
Origami
Ludicidade
Ensino de Matemática
spellingShingle Construções geométricas
Ensino de Geometria
Origami
Ludicidade
Ensino de Matemática
CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso
Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
topic_facet Construções geométricas
Ensino de Geometria
Origami
Ludicidade
Ensino de Matemática
description The objective of this research was to propose activities for the teaching of Mathematics, more precisely for the teaching of Geometry, through geometric constructions with origami. The proposed activities of this dissertation are presented as relevant alternatives for teaching practice, since they make use of paper manipulation, which is very accessible due to its low cost. A bibliographical research was used in this study. The main result was the production of a set of four activities that could be used in math classes to teach geometry in the 9th grade of elementary school. They address some essential geometric contents that must be worked on in the final years of Elementary School according to the Common National Curricular Base. We believe that the activities and the text produced in this dissertation can be interesting and instructive for both those who teach and those who learn.
author_additional ARAUJO, Lenilson Moreira
author_additionalStr ARAUJO, Lenilson Moreira
format Dissertação
author CAVALCANTE, Wilnaianny Lidel Pedroso
title Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
title_short Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
title_full Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
title_fullStr Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
title_full_unstemmed Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
title_sort propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2022
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/673
_version_ 1829179735086727168
score 11.755432