/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e...
Autor principal: | SOARES, Ana Cláudia Oliveira |
---|---|
Outros Autores: | DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa, CORDEIRO, Maressa Mara Reis, NASCIMENTO, Roberta Santos do |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das
Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP),
especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores
autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e Schneuwly
(2004) constituíram os principais suportes teóricos deste trabalho. Para obter os
resultados foram feitas gravações em vídeo da SD realizada com 12 alunos do 3º
ano do ensino médio da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida. Também
fizemos uso de entrevistas e questionários avaliativos com os participantes da
pesquisa. Ao final, a análise desses dados e das produções textuais (Cartas do
Leitor) produzidas pelos discentes durante a aplicação da SD possibilitou concluir
que a utilização desse procedimento de ensino/aprendizagem nas aulas de língua
materna contribui significativamente no que se refere ao aprimoramento das
capacidades de leitura e produção textual dos alunos. |