Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos

A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e...

ver descrição completa

Autor principal: SOARES, Ana Cláudia Oliveira
Outros Autores: DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa, CORDEIRO, Maressa Mara Reis, NASCIMENTO, Roberta Santos do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908
id ir-123456789-908
recordtype dspace
spelling ir-123456789-9082022-06-20T14:15:00Z Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos SOARES, Ana Cláudia Oliveira DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa CORDEIRO, Maressa Mara Reis NASCIMENTO, Roberta Santos do MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros http://lattes.cnpq.br/9888614392602464 Sequência didática Língua portuguesa - ensino Língua portuguesa - aprendizagem Leitores - formação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e Schneuwly (2004) constituíram os principais suportes teóricos deste trabalho. Para obter os resultados foram feitas gravações em vídeo da SD realizada com 12 alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida. Também fizemos uso de entrevistas e questionários avaliativos com os participantes da pesquisa. Ao final, a análise desses dados e das produções textuais (Cartas do Leitor) produzidas pelos discentes durante a aplicação da SD possibilitou concluir que a utilização desse procedimento de ensino/aprendizagem nas aulas de língua materna contribui significativamente no que se refere ao aprimoramento das capacidades de leitura e produção textual dos alunos. Cette recherche a été menée afin de vérifier l'efficacité des Séquences Didatiques (SD) pour l'enseignement et l'apprentissage de la Langue Portugaise (LP), en particulier pour la formation des étudiants en tant que lecteurs et producteurs de textes avec autonomie. Les études de Bakhtin (1952-53/1979) et Dolz et Schneuwly (2004) ont été les principaux supports théoriques de ce travail. Pour les résultats ont été faites des enregistrements vidéo de la SD avec 12 élèves au Licée à l'école d'état Sebastiana Lenir de Almeida. Nous avons également fait recours à des entrevues et des questionnaires aux participants à la recherche évaluative. Enfin, l'analyse de ces instruments et des productions textuelles (Reader Lettres), produits par les étudiants au cours de la SD, nous a amenés à conclure que l'utilisation de cette procédure de l'enseignement et l'apprentissage dans les classes de la langue maternelle contribue de manière significative par rapport à l'amélioration des compétences des étudiants en lecture et en production textuels. 2022-06-07T13:53:17Z 2022-06-07T13:53:17Z 14-10-2010 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOARES, Ana Cláudia Oliveira; DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa; CORDEIRO, Maressa Mara Reis; NASCIMENTO, Roberta Santos do. Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos. Orientadora: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes. 2010. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Sequência didática
Língua portuguesa - ensino
Língua portuguesa - aprendizagem
Leitores - formação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Sequência didática
Língua portuguesa - ensino
Língua portuguesa - aprendizagem
Leitores - formação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
SOARES, Ana Cláudia Oliveira
Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
topic_facet Sequência didática
Língua portuguesa - ensino
Língua portuguesa - aprendizagem
Leitores - formação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e Schneuwly (2004) constituíram os principais suportes teóricos deste trabalho. Para obter os resultados foram feitas gravações em vídeo da SD realizada com 12 alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida. Também fizemos uso de entrevistas e questionários avaliativos com os participantes da pesquisa. Ao final, a análise desses dados e das produções textuais (Cartas do Leitor) produzidas pelos discentes durante a aplicação da SD possibilitou concluir que a utilização desse procedimento de ensino/aprendizagem nas aulas de língua materna contribui significativamente no que se refere ao aprimoramento das capacidades de leitura e produção textual dos alunos.
author_additional MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros
author_additionalStr MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOARES, Ana Cláudia Oliveira
author2 DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa
CORDEIRO, Maressa Mara Reis
NASCIMENTO, Roberta Santos do
author2Str DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa
CORDEIRO, Maressa Mara Reis
NASCIMENTO, Roberta Santos do
title Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
title_short Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
title_full Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
title_fullStr Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
title_full_unstemmed Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
title_sort sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da língua portuguesa através dos gêneros textuais discursivos
publisher UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908
_version_ 1787156050541019136
score 11.653393