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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de I...
Autor principal: | BRAGA, Alcir dos Santos |
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Outros Autores: | BRITO, Rogel Ferreira, BRAGA, Valcir dos Santos |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926 |
Resumo: |
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Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de Itaubal-AP, na turma do 3º ano do Ensino Médio. O trabalho tem natureza diagnóstica e parte de uma pesquisa de caráter qualitativo. E, para melhor compreensão do desenvolvimento e na coleta de dados foi necessário como instrumentos metodológicos, um questionário com perguntas abertas. Durante a pesquisa surgiram alguns fatores, como: a falta de conciliação dos conteúdos de literatura com Língua Portuguesa, principalmente pela ausência de um planejamento que pudesse envolver o processo de unificação; foi detectada também, a carência de materiais didáticos com abordagem literária. Para o embasamento teórico foram considerados os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, Lei nº 9394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000); as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs+ do Ensino Médio (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008); além de autores como Jouve (2012), Cândido (2011), entre outros teóricos que abordam a importância da literatura, indicando propostas e reflexões a respeito do ensino literário na formação do aluno, bem como, uma ação pedagógica interdisciplinar. |