Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades

Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de I...

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Autor principal: BRAGA, Alcir dos Santos
Outros Autores: BRITO, Rogel Ferreira, BRAGA, Valcir dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926
Resumo:
Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de Itaubal-AP, na turma do 3º ano do Ensino Médio. O trabalho tem natureza diagnóstica e parte de uma pesquisa de caráter qualitativo. E, para melhor compreensão do desenvolvimento e na coleta de dados foi necessário como instrumentos metodológicos, um questionário com perguntas abertas. Durante a pesquisa surgiram alguns fatores, como: a falta de conciliação dos conteúdos de literatura com Língua Portuguesa, principalmente pela ausência de um planejamento que pudesse envolver o processo de unificação; foi detectada também, a carência de materiais didáticos com abordagem literária. Para o embasamento teórico foram considerados os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, Lei nº 9394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000); as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs+ do Ensino Médio (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008); além de autores como Jouve (2012), Cândido (2011), entre outros teóricos que abordam a importância da literatura, indicando propostas e reflexões a respeito do ensino literário na formação do aluno, bem como, uma ação pedagógica interdisciplinar.