Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades

Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de I...

ver descrição completa

Autor principal: BRAGA, Alcir dos Santos
Outros Autores: BRITO, Rogel Ferreira, BRAGA, Valcir dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926
id ir-123456789-926
recordtype dspace
spelling ir-123456789-9262022-06-20T14:35:43Z A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades BRAGA, Alcir dos Santos BRITO, Rogel Ferreira BRAGA, Valcir dos Santos MORAIS, Rosileni Pelaes de http://lattes.cnpq.br/4601233555237695 Literatura - Ensino Médio Língua Portuguesa - literatura Aluno - formação Ensino literário Disciplinas - unificação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de Itaubal-AP, na turma do 3º ano do Ensino Médio. O trabalho tem natureza diagnóstica e parte de uma pesquisa de caráter qualitativo. E, para melhor compreensão do desenvolvimento e na coleta de dados foi necessário como instrumentos metodológicos, um questionário com perguntas abertas. Durante a pesquisa surgiram alguns fatores, como: a falta de conciliação dos conteúdos de literatura com Língua Portuguesa, principalmente pela ausência de um planejamento que pudesse envolver o processo de unificação; foi detectada também, a carência de materiais didáticos com abordagem literária. Para o embasamento teórico foram considerados os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, Lei nº 9394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000); as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs+ do Ensino Médio (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008); além de autores como Jouve (2012), Cândido (2011), entre outros teóricos que abordam a importância da literatura, indicando propostas e reflexões a respeito do ensino literário na formação do aluno, bem como, uma ação pedagógica interdisciplinar. Cette étude a comme l‟objectif connaître les impacts et les possibilités de l‟enseignement apprentissage de la litérature dans l‟enseignement moyen à partir de l‟unification des connaissances litéraires avec la discipline de langue portugaise. La recherche a été realisé dans l‟école d‟état Wilson Hill de Araújo à Itaubal- AP, dans une classe du 3ème année du enseignement moyen. Ce travail a la nature diagnostic et partie d‟une recherche de caractère qualitatif. Et, pour une meilleure compréhension du develloppement et dans les ramassage des donnés a été necessaire comme instruments métodologique, un questionnaire avec questions ouvertes. Pendant la recherche ont surgi quelques facteurs, comme la faute de conciliation des contenus de la litérature avec la langue portugaise principalement pour l‟absence d‟un planning que puisse englober le procés d‟unification; a été detecté aussi la carence des materiaux didatiques avec l‟abordage litéraire. Pour l‟embasement théorique ont été considerés les documents officiels comme la Loi des Directrices et Bases de l‟éducation (LDB), Loi Nº 9394/96, les Parâmètres Curriculaires Nationaux D‟enseignement Moyen (2000), les Orientations Educationaires Complementaires aux Parâmètres Curriculaires Nationaux PCNs+ de L‟enseignement Moyen (2002) et les Orientations Curriculaires pour L‟enseignement Moyen (2008) en plus des auteurs comme: Jouve (2012), Candido (2012) entre autres théoriques que abordent l‟importance de la litérature qu‟indiquent propositions et réflexions en respect d‟enseignement litéraires dans la formation d‟élève, bien comme une action pédagogique interdisciplinaire. 2022-06-09T11:08:39Z 2022-06-09T11:08:39Z 10-03-2016 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BRAGA, Alcir dos Santos; BRITO, Rogel Ferreira; BRAGA, Valcir dos Santos. A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades. Orientadora: Rosileni Pelaes de Morais. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Literatura - Ensino Médio
Língua Portuguesa - literatura
Aluno - formação
Ensino literário
Disciplinas - unificação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Literatura - Ensino Médio
Língua Portuguesa - literatura
Aluno - formação
Ensino literário
Disciplinas - unificação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
BRAGA, Alcir dos Santos
A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
topic_facet Literatura - Ensino Médio
Língua Portuguesa - literatura
Aluno - formação
Ensino literário
Disciplinas - unificação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de Itaubal-AP, na turma do 3º ano do Ensino Médio. O trabalho tem natureza diagnóstica e parte de uma pesquisa de caráter qualitativo. E, para melhor compreensão do desenvolvimento e na coleta de dados foi necessário como instrumentos metodológicos, um questionário com perguntas abertas. Durante a pesquisa surgiram alguns fatores, como: a falta de conciliação dos conteúdos de literatura com Língua Portuguesa, principalmente pela ausência de um planejamento que pudesse envolver o processo de unificação; foi detectada também, a carência de materiais didáticos com abordagem literária. Para o embasamento teórico foram considerados os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, Lei nº 9394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000); as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs+ do Ensino Médio (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008); além de autores como Jouve (2012), Cândido (2011), entre outros teóricos que abordam a importância da literatura, indicando propostas e reflexões a respeito do ensino literário na formação do aluno, bem como, uma ação pedagógica interdisciplinar.
author_additional MORAIS, Rosileni Pelaes de
author_additionalStr MORAIS, Rosileni Pelaes de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BRAGA, Alcir dos Santos
author2 BRITO, Rogel Ferreira
BRAGA, Valcir dos Santos
author2Str BRITO, Rogel Ferreira
BRAGA, Valcir dos Santos
title A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
title_short A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
title_full A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
title_fullStr A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
title_full_unstemmed A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
title_sort unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades
publisher UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926
_version_ 1787155989865168896
score 11.653393