/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A leitura de quadrinhos e charges no 6º ano do ensino fundamental
Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo, apresentar uma análise dos motivos que fazem com que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tenham tantas dificuldades quanto ao domínio da leitura e interpretação dos gêneros textuais, particularmente, das charges e tirinhas, que são os o...
Autor principal: | ALMEIDA, Aranay Siullane Fonseca de |
---|---|
Outros Autores: | LIMA, Carlini Vilas-Boas Amaral, MONTEIRO, Leila Cristina Teixeira |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/969 |
Resumo: |
---|
Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo, apresentar uma análise dos motivos que fazem com que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tenham tantas dificuldades quanto ao domínio da leitura e interpretação dos gêneros textuais, particularmente, das charges e tirinhas, que são os objetos da presente discussão. O problema que motivou a pesquisa foi observado ainda durante os estágios realizados, quando os alunos não conseguiam interpretar pequenos textos, tendo muitas vezes deixado atividades totalmente em branco, por não compreender a mensagem e consequentemente não saber responder aos questionamentos efetuados. Desse modo, foi necessário efetuar um estudo mais especifico, no qual se utilizou a pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa. Os resultados demonstram que os alunos apresentam dificuldades em compreender enunciados presentes em tirinhas e charges, principalmente porque um percentual muito grande, não tem o hábito de ler com frequência. Observou-se ainda, que os alunos estão fazendo apenas a decodificação, e não efetivando a leitura. |