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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil
O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho...
Autor principal: | COSTA, Janaína Oliveira da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982 |
Resumo: |
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O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre
a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública
em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira.
A pesquisa é de cunho quantitativo e a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de
2017 durante a disciplina de estágio supervisionado em FLE I do Curso de Licenciatura em
Letras Português com habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira-UNIFAP,
através de questionários aplicados aos alunos dos 6°, 7.º, 8.º ano da Escola Estadual Lauro de
Carvalho Chaves, situada em zona periférica da Cidade de Macapá-AP. A fundamentação
teórica desta pesquisa é embasada nos estudos sobre representações sociais da linguagem de
Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) e no
Quadro europeu de referências para as línguas (2001). Segundo os autores supracitados,
interessar-se as representações dos aprendentes acerca da língua estrangeira que estudam, é
um dado intrínseco da aprendizagem que convêm integrar nas políticas linguísticas, assim
como no processo educativo. A análise dos dados recolhidos apresentam pontos divergentes e
convergentes que levaram a depreender que os educandos desta escola pública possuem
representações que colocam a língua francesa em uma posição privilegiada e acessível, assim
como uma ferramenta importante para intercâmbios sociais. |