Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil

O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho...

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Autor principal: COSTA, Janaína Oliveira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho quantitativo e a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2017 durante a disciplina de estágio supervisionado em FLE I do Curso de Licenciatura em Letras Português com habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira-UNIFAP, através de questionários aplicados aos alunos dos 6°, 7.º, 8.º ano da Escola Estadual Lauro de Carvalho Chaves, situada em zona periférica da Cidade de Macapá-AP. A fundamentação teórica desta pesquisa é embasada nos estudos sobre representações sociais da linguagem de Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) e no Quadro europeu de referências para as línguas (2001). Segundo os autores supracitados, interessar-se as representações dos aprendentes acerca da língua estrangeira que estudam, é um dado intrínseco da aprendizagem que convêm integrar nas políticas linguísticas, assim como no processo educativo. A análise dos dados recolhidos apresentam pontos divergentes e convergentes que levaram a depreender que os educandos desta escola pública possuem representações que colocam a língua francesa em uma posição privilegiada e acessível, assim como uma ferramenta importante para intercâmbios sociais.