Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Os jogos como estratégias interativas para o ensino-aprendizagem da competência oral em língua francesa, na escola Maria Cavalcante: um relato de experiência

Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar a oralidade na Língua Francesa, em duas turmas da 5ª série do Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino, mediante a utilização de jogos. Pretende, ainda, contribuir para a elaboração de material didático-pedagógico no âmbito do ensino de Fra...

ver descrição completa

Autor principal: TABOSA, Cláudia dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/980
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar a oralidade na Língua Francesa, em duas turmas da 5ª série do Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino, mediante a utilização de jogos. Pretende, ainda, contribuir para a elaboração de material didático-pedagógico no âmbito do ensino de Francês Língua Estrangeira - FLE, centrado na modalidade oral da língua, para o aprendiz infanto-juvenil. Alicerçamo-nos em uma abordagem de ensino de línguas que congrega fatores cognitivos e afetivos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, recorrendo às propostas apresentadas por Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (1998), dentre outros como Marcuschi (2008), Moirand (2001), Peytard (1990). Em vistas a identificar as atividades e os materiais que favoreçam a prática oral da língua-alvo e promovam a interação e a participação dos alunos de duas turmas de 5ª série, do Ensino Fundamental II, realizamos um levantamento dos jogos, da pesquisa propriamente dita, das observações, ou seja, da aplicação das atividades lúdicas voltadas para essa faixa etária, no contexto da sala de aula da Escola Estadual Maria Cavalcantede Azevedo Picanço, pertencente à rede pública de ensino, obtendo subsídios que auxiliem e estimulem o professor a realizar atividades centradas na oralidade, nas aulas de Língua Francesa através do lúdico.