/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil
O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho...
Autor principal: | COSTA, Janaína Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982 |
id |
ir-123456789-982 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-9822022-07-15T11:56:07Z As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil COSTA, Janaína Oliveira da BELROSE, Annick Marie http://lattes.cnpq.br/4522597047867222 Francês Língua Estrangeira - FLE Língua francesa - escola pública Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira. A pesquisa é de cunho quantitativo e a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2017 durante a disciplina de estágio supervisionado em FLE I do Curso de Licenciatura em Letras Português com habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira-UNIFAP, através de questionários aplicados aos alunos dos 6°, 7.º, 8.º ano da Escola Estadual Lauro de Carvalho Chaves, situada em zona periférica da Cidade de Macapá-AP. A fundamentação teórica desta pesquisa é embasada nos estudos sobre representações sociais da linguagem de Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) e no Quadro europeu de referências para as línguas (2001). Segundo os autores supracitados, interessar-se as representações dos aprendentes acerca da língua estrangeira que estudam, é um dado intrínseco da aprendizagem que convêm integrar nas políticas linguísticas, assim como no processo educativo. A análise dos dados recolhidos apresentam pontos divergentes e convergentes que levaram a depreender que os educandos desta escola pública possuem representações que colocam a língua francesa em uma posição privilegiada e acessível, assim como uma ferramenta importante para intercâmbios sociais. Le but de cette recherche est d’identifier les représentations sociales véhiculées sur la langue française par les élèves d'un collège public de Macapá et de comprendre la valeur attribuée à l'apprentissage de cette langue étrangère. La méthode de recherche est quantitative et la collecte de données a été réalisée au cours du premier semestre de 2017 lors du stage supervisé en FLE I (de la licence en lettres portugaises avec une mention en langue française étrangère-UNIFAP). Des questionnaires ont étés appliqués aux élèves de 6ème, 5ème et 4ème du collège public Lauro de Carvalho Chavez, situé en zone périurbaine de Macapá dans l’état de l’Amapá. La base théorique de cette recherche s'appuie sur les études des représentations sociales du langage de Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) et le Cadre européen de références pour les langues (2001). Selon les auteurs ci-dessus mentionnés, s’intéresser aux représentations des apprenants au sujet de la langue étrangère qu’ils étudient fait partie intégrante de l’apprentissage et devrait être intégré aux politiques linguistiques ainsi qu’au processus pédagogique. L'analyse des données recueillies présente des résultats divergents et convergents qui permettent d'en conclure que ces élèves ont des représentations plaçant la langue française comme accessible et privilégiée, tout en constituant un outil important pour les échanges sociaux. 2022-07-15T11:53:32Z 2022-07-15T11:53:32Z 2019 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Janaína Oliveira da. As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil. Orientadora: Annick Marie Belrose. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Francês Língua Estrangeira - FLE Língua francesa - escola pública Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Francês Língua Estrangeira - FLE Língua francesa - escola pública Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES COSTA, Janaína Oliveira da As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil |
topic_facet |
Francês Língua Estrangeira - FLE Língua francesa - escola pública Língua francesa - aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O objetivo desta pesquisa é identificar quais são as representações sociais que circulam sobre
a Língua Estrangeira/Francês entre os alunos do ensino fundamental de uma escola pública
em Macapá, e entender qual o valor atribuído por eles à aprendizagem da Língua Estrangeira.
A pesquisa é de cunho quantitativo e a coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de
2017 durante a disciplina de estágio supervisionado em FLE I do Curso de Licenciatura em
Letras Português com habilitação em Língua Francesa como Língua Estrangeira-UNIFAP,
através de questionários aplicados aos alunos dos 6°, 7.º, 8.º ano da Escola Estadual Lauro de
Carvalho Chaves, situada em zona periférica da Cidade de Macapá-AP. A fundamentação
teórica desta pesquisa é embasada nos estudos sobre representações sociais da linguagem de
Matthey (1997), Moore (2001), Castelloti (2001), Castelloti & Moore (2002), Lira (2001) e no
Quadro europeu de referências para as línguas (2001). Segundo os autores supracitados,
interessar-se as representações dos aprendentes acerca da língua estrangeira que estudam, é
um dado intrínseco da aprendizagem que convêm integrar nas políticas linguísticas, assim
como no processo educativo. A análise dos dados recolhidos apresentam pontos divergentes e
convergentes que levaram a depreender que os educandos desta escola pública possuem
representações que colocam a língua francesa em uma posição privilegiada e acessível, assim
como uma ferramenta importante para intercâmbios sociais. |
author_additional |
BELROSE, Annick Marie |
author_additionalStr |
BELROSE, Annick Marie |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Janaína Oliveira da |
title |
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil |
title_short |
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil |
title_full |
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil |
title_fullStr |
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil |
title_full_unstemmed |
As representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da Escola Lauro Chaves em contexto fronteiriço Amapá - Brasil |
title_sort |
as representações sobre a língua francesa dos alunos do 6°, 7° e 8° ano da escola lauro chaves em contexto fronteiriço amapá - brasil |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/982 |
_version_ |
1787156055103373312 |
score |
11.755432 |