Dissertação

A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará

The present study aims to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management (PROGEP) of the Federal University of Pará (UFPA) aiming at social and environmental sustainability in the workplace. The investigatio...

ver descrição completa

Autor principal: CAMELO, Alda Lúcia da Costa
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10702
id ir-2011-10702
recordtype dspace
spelling ir-2011-107022020-01-29T14:35:08Z A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará CAMELO, Alda Lúcia da Costa SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller http://lattes.cnpq.br/3145792580729701 Educação ambiental Sustentabilidade socioambiental Universidade Federal do Pará CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::GESTAO DE PESSOAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE The present study aims to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management (PROGEP) of the Federal University of Pará (UFPA) aiming at social and environmental sustainability in the workplace. The investigation is based on a bibliographic, documentary and field survey classified as exploratory and descriptive through case study. Its locus is PROGEP covering 91 technical-administrative servants who work at the Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá and in the Program of Psychosocial Assistance to the Server (PAPS) at the Institute of Health Sciences, Umarizal, both in Belém. A 28 closed questions questionnaire was used as a data collection instrument based on Normative Rule nbr 10/2012 and 4 thematic axes of the the Environmental Agenda in Public Administration (A3P): Rational Use of Natural Resources and Public Goods, Generated Wastes Management, Quality of Life in the Work Environment and Awareness and Training of Servers. Results show in general a balance between good and bad socio-environmental practices not reaching in each one half of the total responses. The most significant positive results are in the thematic area Rational Use of Natural Resources and Public Goods. The most relevant negative results are presented in the other thematic axes being the most critical Awareness and Training of Servers. Both the Sustainable Logistics Management Plan (PLS) 2018 and the Capacitation Actions Plan (PAC) 2018 of the Institution do not establish training and awareness actions by PROGEP to promote and encourage socioenvironmental sustainability practices aiming at the acquisition of environmental competences in the scope of working, which justifies the negative result related to the thematic axis Sensitization and Training of Servers. This absence goes against with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment and PROGEP's principles as Quality of Life and Social-Environmental Responsibility. It is proposed to include in the PAC some actions and learning events, socioenvironmental responsibility in PROGEP values and environmental competencies in the performance evaluation of the technical-administrative servers. O presente estudo objetiva abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. A investigação fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo, classificando-se como exploratória e descritiva, mediante um estudo de caso. O seu lócus é a PROGEP abrangendo 91 servidores técnico-administrativos que atuam na Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá e no Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPS), no Instituto de Ciências da Saúde, Umarizal, ambos em Belém. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário com 28 questões fechadas, com base na Instrução Normativa nº 10/2012 e em 4 eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos, Gestão de Resíduos Gerados, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Sensibilização e Capacitação dos Servidores. Os resultados demonstram, de um modo geral, um equilíbrio entre boas e más práticas socioambientais, não atingindo, em cada uma, metade do total das respostas. Os resultados positivos mais significativos encontram-se no eixo temático Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos. Os resultados negativos mais relevantes apresentam-se nos demais eixos temáticos, sendo o mais crítico, Sensibilização e Capacitação de Servidores. Tanto o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) 2018 como o Plano de Ações de Capacitação (PAC) 2018 da Instituição não estabelecem ações de capacitação e sensibilização pela PROGEP, para promoção e incentivo às práticas de sustentabilidade socioambiental visando a aquisição de competências ambientais no âmbito do trabalho, o que justifica o resultado negativo referente ao eixo temático Sensibilização e Capacitação de Servidores. Essa ausência vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente e aos princípios da PROGEP como Qualidade de Vida e Responsabilidade Socioambiental. Propõe-se a inserção no PAC de algumas ações e eventos de aprendizagem, da responsabilidade socioambiental nos valores da PROGEP e de competências ambientais na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos UFPA - Universidade Federal do Pará 2019-02-26T18:04:47Z 2019-02-26T18:04:47Z 2019-02-19 Dissertação CAMELO, Alda Lúcia da Costa. A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará. Orientador: Gilmar Wanzeller Siqueira. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10702. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10702 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências Exatas e Naturais UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente Disponível na Internet via Correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Universidade Federal do Pará
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::GESTAO DE PESSOAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE
RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE
spellingShingle Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Universidade Federal do Pará
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::GESTAO DE PESSOAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE
RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE
CAMELO, Alda Lúcia da Costa
A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará
topic_facet Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Universidade Federal do Pará
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::GESTAO DE PESSOAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE
RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE
description The present study aims to approach environmental education and understand the perception of the servers of the Pro-Rectory of Development and Personnel Management (PROGEP) of the Federal University of Pará (UFPA) aiming at social and environmental sustainability in the workplace. The investigation is based on a bibliographic, documentary and field survey classified as exploratory and descriptive through case study. Its locus is PROGEP covering 91 technical-administrative servants who work at the Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá and in the Program of Psychosocial Assistance to the Server (PAPS) at the Institute of Health Sciences, Umarizal, both in Belém. A 28 closed questions questionnaire was used as a data collection instrument based on Normative Rule nbr 10/2012 and 4 thematic axes of the the Environmental Agenda in Public Administration (A3P): Rational Use of Natural Resources and Public Goods, Generated Wastes Management, Quality of Life in the Work Environment and Awareness and Training of Servers. Results show in general a balance between good and bad socio-environmental practices not reaching in each one half of the total responses. The most significant positive results are in the thematic area Rational Use of Natural Resources and Public Goods. The most relevant negative results are presented in the other thematic axes being the most critical Awareness and Training of Servers. Both the Sustainable Logistics Management Plan (PLS) 2018 and the Capacitation Actions Plan (PAC) 2018 of the Institution do not establish training and awareness actions by PROGEP to promote and encourage socioenvironmental sustainability practices aiming at the acquisition of environmental competences in the scope of working, which justifies the negative result related to the thematic axis Sensitization and Training of Servers. This absence goes against with UFPA's strategic objective of promoting socio-environmental responsibility and its principle of preservation of the environment and PROGEP's principles as Quality of Life and Social-Environmental Responsibility. It is proposed to include in the PAC some actions and learning events, socioenvironmental responsibility in PROGEP values and environmental competencies in the performance evaluation of the technical-administrative servers.
author_additional SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller
author_additionalStr SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller
format Dissertação
author CAMELO, Alda Lúcia da Costa
title A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará
title_short A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará
title_full A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará
title_fullStr A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará
title_sort interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela pró-reitoria de desenvolvimento e gestão de pessoal da universidade federal do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10702
_version_ 1832604531614023680
score 11.755432