Artigo

Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autor principal: SILVA, Francisco Hermes Santos
Outros Autores: SOUZA, Evanilde Corrêa
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475
id ir-2011-10966
recordtype dspace
spelling ir-2011-109662020-08-04T13:44:44Z Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular SILVA, Francisco Hermes Santos SOUZA, Evanilde Corrêa Etnomatemática Matemática escolar CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Neste trabalho, o objetivo foi relatar uma experiência de sala de aula e, a partir deste relato, compreender as relações possíveis entre conhecimento matemático escolar e conhecimento matemático popular à luz de alguns conceitos teóricos. Conclui-se ao final, que para desenvolver experiências dessa natureza, o professor deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos possam emitir e discutir suas opiniões e interpretações, explorando seus conhecimentos prévios e fazê-los registrar e discutir coletivamente suas idéias em classe. UFPA - Universidade Federal do Pará 2019-04-12T22:06:32Z 2019-04-12T22:06:32Z 2005-06 Artigo de Periódico SILVA, Francisco Hermes Santos; SOUZA, Evanilde Corrêa. Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.1, n. 1, p. 55-61, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966. Acesso em:. 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966 http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1475/2054
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Etnomatemática
Matemática escolar
spellingShingle Etnomatemática
Matemática escolar
SILVA, Francisco Hermes Santos
Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
topic_facet Etnomatemática
Matemática escolar
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
format Artigo
author SILVA, Francisco Hermes Santos
author2 SOUZA, Evanilde Corrêa
author2Str SOUZA, Evanilde Corrêa
title Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
title_short Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
title_full Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
title_fullStr Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
title_full_unstemmed Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
title_sort etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475
_version_ 1832605282593669120
score 11.755432