/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior
This work aims to present and analyze the process of idealization, elaboration, experimentation, selection and validation of a methodological proposal for higher education, a so - called Videoaprendizagem. It is a proposal of pedagogical practice with emphasis on innovative and creative disciplines...
Autor principal: | MACIEL, Mayara Santos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12162 |
id |
ir-2011-12162 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-121622020-02-14T19:28:48Z Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior MACIEL, Mayara Santos FREITAS, Guaciara Barbosa de http://lattes.cnpq.br/8765902485221030 Metodologias ativas Vídeo de bolso Autonomia do aprendiz Aprendizagem significativa Ensino-aprendizagem Active methodologies Video of pocket Learner autonomy Significant learning Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM This work aims to present and analyze the process of idealization, elaboration, experimentation, selection and validation of a methodological proposal for higher education, a so - called Videoaprendizagem. It is a proposal of pedagogical practice with emphasis on innovative and creative disciplines of education, because it redesigns teaching and learning relations in the classroom, allowing structural conditions for a teaching and learning autônomo for students starting from the critical thinking about digital technologies, focusing on the processes of creating pocket videos. The theoretical construction of this work is supported by the considerations of Heidegger (1994) and Orozco-Gómez (2002, 1998) on the “Essence of the Technique” and “Rationality of Relevance”, in the precepts of Martín-Barbero (2000) and Moran (2013, 2007, 2002, 1995, 1994 ). (2018), Valente (2018), Althaus and Bagio (2017), Souza, Iglesias and Pazin-Filho (2014) and Miter et al. (2008) on active methodologies. We refer to Freire (2011) and Zatti (2007) to face the younger (2012) and Moreira and Masini (1982) in order to deal with a more important learning, besides Paulo Freire (1986). technical guidelines for making videos by Moletta (2009) and Alves et al. (1987). A qualitative research has as main script a participant examiner (YIN, 2016; MINAYO, 2009b; GIL, 2008). As support techniques use the research (BONIN, 2011) and a documentary research (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009). To collect data on research changes, we use the data game, a playful adaptation of the world made by us. The selection and validation of consumer products (Videoaprendizagem guide, website and Basic Pocket Videos Production Manual) was carried out from a panel of Specialists (PINHEIRO, FARIAS, LIMA, 2013, STRUCHINER, RICCIARDI, VETROMILLE, 1998). The results of the research were developed and incorporated into the generation of videos and results of its derivatives, as well as the proposal for the creation of workspaces and the learning of meaningful learning. Este trabalho tem o objetivo de apresentar e analisar o processo de idealização, elaboração, experimentação, verificação e validação de uma metodologia ativa experimental voltada ao Ensino Superior, a qual chamamos Videoaprendizagem. Trata-se de uma proposta de prática pedagógica alinhada a princípios inovadores e criativos de educação, pois redesenha as relações de ensino-aprendizagem na sala de aula ao possibilitar condições para construção de autonomia e aprendizagem significativa discente, a partir do uso crítico de tecnologias digitais, com foco nos processos de criação de vídeos de bolso. A construção teórica deste trabalho está apoiada nas considerações de Heidegger (1994) e Orozco-Gómez (2002, 1998) sobre a “Essência da Técnica” e “Racionalidade da Relevância”, nos preceitos de Martín-Barbero (2000) e Moran (2013, 2007, 2002, 1995, 1994) sobre cultura, educação e audiovisual, nos pressupostos de Moran (2018), Valente (2018), Althaus e Bagio (2017), Souza, Iglesias e Pazin-Filho (2014) e Mitre et al. (2008) sobre metodologias ativas. Recorremos à Paulo Freire (1986) para falarmos de educação bancária e problematizadora, à Freire (2011) e Zatti (2007) para discutirmos autonomia e a Moreira (2012) e Moreira e Masini (1982) para tratarmos de aprendizagem significativa, além das indicações técnicas de confecção de vídeos apresentadas por Moletta (2009) e Alves et al. (1987). A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como metodologia principal a observação participante (YIN, 2016; MINAYO, 2009b; GIL, 2008). Como técnicas de apoio utilizamos a pesquisa da pesquisa (BONIN, 2011) e a pesquisa documental (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009). Para coletar dados sobre os perfis dos sujeitos envolvidos na pesquisa, utilizamos o “jogo de dados”, uma adaptação lúdica do questionário feita por nós. A verificação e validação dos produtos resultantes desta investigação (guia da Videoaprendizagem, site e Manual Básico de Produção de Vídeos de Bolso) foi feita a partir da realização de um Painel de Especialistas (PINHEIRO, FARIAS, LIMA, 2013; STRUCHINER, RICCIARDI, VETROMILLE, 1998). Os resultados da pesquisa indicam o caráter criativo e inovador da Videoaprendizagem e dos produtos que dela derivam, assim como a relevância da proposta para a criação de espaços de exercício da autonomia e da construção de aprendizagens significativas. 2020-01-16T14:27:49Z 2020-01-16T14:27:49Z 2019-05-13 Dissertação MACIEL, Mayara Santos. Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior. Orientadora: Guaciara Barbosa de Freitas. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12162. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12162 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Metodologias ativas Vídeo de bolso Autonomia do aprendiz Aprendizagem significativa Ensino-aprendizagem Active methodologies Video of pocket Learner autonomy Significant learning Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Metodologias ativas Vídeo de bolso Autonomia do aprendiz Aprendizagem significativa Ensino-aprendizagem Active methodologies Video of pocket Learner autonomy Significant learning Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM MACIEL, Mayara Santos Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
topic_facet |
Metodologias ativas Vídeo de bolso Autonomia do aprendiz Aprendizagem significativa Ensino-aprendizagem Active methodologies Video of pocket Learner autonomy Significant learning Teaching-learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This work aims to present and analyze the process of idealization, elaboration, experimentation, selection and validation of a methodological proposal for higher education, a so - called Videoaprendizagem. It is a proposal of pedagogical practice with emphasis on innovative and creative disciplines of education, because it redesigns teaching and learning relations in the classroom, allowing structural conditions for a teaching and learning autônomo for students starting from the critical thinking about digital technologies, focusing on the processes of creating pocket videos. The theoretical construction of this work is supported by the considerations of Heidegger (1994) and Orozco-Gómez (2002, 1998) on the “Essence of the Technique” and “Rationality of Relevance”, in the precepts of Martín-Barbero (2000) and Moran (2013, 2007, 2002, 1995, 1994 ). (2018), Valente (2018), Althaus and Bagio (2017), Souza, Iglesias and Pazin-Filho (2014) and Miter et al. (2008) on active methodologies. We refer to Freire (2011) and Zatti (2007) to face the younger (2012) and Moreira and Masini (1982) in order to deal with a more important learning, besides Paulo Freire (1986). technical guidelines for making videos by Moletta (2009) and Alves et al. (1987). A qualitative research has as main script a participant examiner (YIN, 2016; MINAYO, 2009b; GIL, 2008). As support techniques use the research (BONIN, 2011) and a documentary research (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009). To collect data on research changes, we use the data game, a playful adaptation of the world made by us. The selection and validation of consumer products (Videoaprendizagem guide, website and Basic Pocket Videos Production Manual) was carried out from a panel of Specialists (PINHEIRO, FARIAS, LIMA, 2013, STRUCHINER, RICCIARDI, VETROMILLE, 1998). The results of the research were developed and incorporated into the generation of videos and results of its derivatives, as well as the proposal for the creation of workspaces and the learning of meaningful learning. |
author_additional |
FREITAS, Guaciara Barbosa de |
author_additionalStr |
FREITAS, Guaciara Barbosa de |
format |
Dissertação |
author |
MACIEL, Mayara Santos |
title |
Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
title_short |
Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
title_full |
Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
title_fullStr |
Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
title_sort |
videoaprendizagem: uma metodologia ativa experimental para o ensino superior |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12162 |
_version_ |
1832602162268471296 |
score |
11.755432 |