/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação
The current thesis is composed of action research, qualitatively and applied nature. It is about the production and application of a Didactic Sequence, intending at the development of writting skills of undergraduate students about the genre descriptive annotation, allowing them to write more adequa...
Autor principal: | BRITO, Ana Lúcia da Silva |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12167 |
id |
ir-2011-12167 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-121672020-02-14T13:04:22Z Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação BRITO, Ana Lúcia da Silva COLFERAI, Sandro Adalberto http://lattes.cnpq.br/9217166268191537 OLVEIRA, Emília Pimenta http://lattes.cnpq.br/3683186030112093 https://orcid.org/0000-0003-3914-3773 Ensino de graduação Produção escrita Gêneros acadêmicos Fichamento de resumo Sequência didática Undergraduate education Written production Academics genres Descriptive annotation Didactic sequence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM The current thesis is composed of action research, qualitatively and applied nature. It is about the production and application of a Didactic Sequence, intending at the development of writting skills of undergraduate students about the genre descriptive annotation, allowing them to write more adequately in specific contexts of communication such as academic, political, pedagogical or everyday. Deeming that Didatic Sequence is arranged around a discursive genre, the annotation descriptive is picked as genre to elaborate this work. To uphold this research, the theoretical assumptions of the discursive / textual genres were grounded on Bakhtin (2003) and Marcuschi (2005). With respect to the textual genre, Campos (2015), Rocha et al. (2017) and Weg (2006), and on the organization of SD, the postulates of Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) were sustained. Eleven initial productions and eleven final productions were assayed, the results of which evidenced the proficiency of the learners in producing the descriptive annotation. Thus, the research reveals that the Didactic Sequence, as a methodology, allows the gradual improvement in students' writing skills. A presente dissertação consiste em uma pesquisa-ação, de modo qualitativo e natureza aplicada. Versa sobre a produção e aplicação de uma Sequência Didática, com o objetivo de desenvolver habilidades de escrita de graduandos acerca do gênero fichamento de resumo, permitindo-lhes, assim, escrever de forma mais adequada, em contextos específicos de comunicação, como acadêmico, político, pedagógico ou cotidiano. Considerando que a Sequência Didática se organiza em torno de um gênero discursivo acadêmico, escolhemos fichamento de resumo para desenvolver este trabalho. Para fundamentar esta pesquisa, nos baseamos nos pressupostos teóricos dos gêneros discursivos/textuais à luz de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005). No que se refere ao gênero textual fichamento de resumo, tomamos como referência Campos (2015), Rocha et al (2017) e Weg (2006) e quanto à organização da Sequência Didática, fundamentamo-nos em Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004). Analisamos onze produções iniciais e onze produções finais. Os resultados demonstraram a proficiência dos aprendizes quanto à produção do fichamento de resumo. Assim, a pesquisa revela que a Sequência Didática, como metodologia, possibilita o aperfeiçoamento gradativo na aprendizagem da escrita dos alunos. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2020-01-16T17:18:37Z 2020-01-16T17:18:37Z 2019-05-15 Dissertação BRITO, Ana Lúcia da Silva. Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação. Orientador: Sandro Adalberto Colferai. Coorientadora: Emília Pimenta Oliveira. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12167. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12167 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 PENDRIVE |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de graduação Produção escrita Gêneros acadêmicos Fichamento de resumo Sequência didática Undergraduate education Written production Academics genres Descriptive annotation Didactic sequence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Ensino de graduação Produção escrita Gêneros acadêmicos Fichamento de resumo Sequência didática Undergraduate education Written production Academics genres Descriptive annotation Didactic sequence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM BRITO, Ana Lúcia da Silva Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
topic_facet |
Ensino de graduação Produção escrita Gêneros acadêmicos Fichamento de resumo Sequência didática Undergraduate education Written production Academics genres Descriptive annotation Didactic sequence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The current thesis is composed of action research, qualitatively and applied nature. It is about the production and application of a Didactic Sequence, intending at the development of writting skills of undergraduate students about the genre descriptive annotation, allowing them to write more adequately in specific contexts of communication such as academic, political, pedagogical or everyday. Deeming that Didatic Sequence is arranged around a discursive genre, the annotation descriptive is picked as genre to elaborate this work. To uphold this research, the theoretical assumptions of the discursive / textual genres were grounded on Bakhtin (2003) and Marcuschi (2005). With respect to the textual genre, Campos (2015), Rocha et al. (2017) and Weg (2006), and on the organization of SD, the postulates of Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) were sustained. Eleven initial productions and eleven final productions were assayed, the results of which evidenced the proficiency of the learners in producing the descriptive annotation. Thus, the research reveals that the Didactic Sequence, as a methodology, allows the gradual improvement in students' writing skills. |
author_additional |
COLFERAI, Sandro Adalberto |
author_additionalStr |
COLFERAI, Sandro Adalberto |
format |
Dissertação |
author |
BRITO, Ana Lúcia da Silva |
title |
Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
title_short |
Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
title_full |
Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
title_fullStr |
Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
title_full_unstemmed |
Gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
title_sort |
gênero textual fichamento de resumo: uma sequência didática para o ensino-aprendizagem nos semestres iniciais de cursos de graduação |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12167 |
_version_ |
1832604650676682752 |
score |
11.755432 |