Dissertação

Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos

This study aimed to work with activities for the development of communication skills of students of English Language Undergraduate Courses, in an interval setting. In order to achieve this, the methodological procedure of the Practical Action-Research, which is composed of four research cycles, was...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Rafael Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle2011/12184
id ir-2011-12184
recordtype dspace
spelling ir-2011-121842020-02-15T05:44:03Z Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos COSTA, Rafael Silva DINIZ, Marcos Monteiro http://lattes.cnpq.br/7813719832858592 Aprendizagem WhatsApp (Aplicativo de mensagens) Cursos intervalares Professores de inglês - Formação Learning WhatsApp messenger Interval courses English teacher education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM This study aimed to work with activities for the development of communication skills of students of English Language Undergraduate Courses, in an interval setting. In order to achieve this, the methodological procedure of the Practical Action-Research, which is composed of four research cycles, was used to achieve the main objective of this dissertation: to develop activity guides for the use of instant messaging applications with the purpose of helping students in teacher training undergraduate courses organized in an intensive setting. In Cycle I, four steps were performed to identify the problem within the context, in this case, the interval courses. Virtual questionnaires were used to understand the most present difficulties in the process of learning the English language of course students. Therefore, in Cycle II, an action plan was developed to assist in the development of communication skills through the use of Language Learning Strategies (LLS) developed by Oxford (1990). Within this cycle, the validation process of the activities proposed by a panel of experts occurred, with the purpose of proposing adjustments and evaluating the feasibility of the proposal in the context of the interval courses. After adjustments suggested by the specialists, Cycle III was implemented, where the activities were carried out in which new data collections and analyzes were carried out to adjust the proposal while it was in execution. With this, it was moved to Cycle IV, whose objective was to collect from the participants suggestions for improvements and adaptations of the proposal. Therefore, the first volume of the five guides for the use of LLS in instant messaging applications was developed. It was noticed that there are still difficulties and obstacles to be overcome in the implementation of the proposal, such as: access to the internet of participants living in remote locations, regularity of activities and participants' engagement. However, this project is valid for the context it is aimed at, for being a relevant resource in the English Teacher Education process. Este estudo objetivou trabalhar com atividades para desenvolvimento de habilidades comunicacionais (escuta, fala, leitura e escrita) de discentes de Cursos de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa, em regime intervalar de ensino. Para isso, adotou-se o procedimento metodológico da Pesquisa-Ação Prática, que é composta por quatro Ciclos de pesquisa, para alcançar o objetivo principal desta dissertação: desenvolver guias de atividades para a utilização de aplicativos de mensagem instantânea com o intuito de auxiliar discentes em cursos de formação de professores organizados de forma intensiva. No Ciclo I, realizou-se quatro etapas para a identificação do problema dentro do contexto, neste caso, os cursos intervalares. Questionários virtuais foram utilizados para compreender quais as dificuldades mais presentes no processo de aprendizagem da língua inglesa dos discentes do curso. Portanto, no Ciclo II, um plano de ação foi elaborado para auxiliar no desenvolvimento das habilidades comunicacionais por meio do uso de Estratégias de Aprendizagem de Línguas (EAL), elaboradas pro Oxford (1990). Dentro deste ciclo, ocorreu o processo de validação das atividades propostas por um painel de especialistas, com o intuito de propor ajustes e avaliar a factibilidade da proposta no contexto dos cursos intervalares. Após ajustes sugeridos pelos especialistas, passou-se ao Ciclo III, onde se implementou as atividades onde realizou-se novas coletas de dados e análises para ajustar a proposta enquanto estava em execução. Com isso, passou-se para o Ciclo IV, cujo objetivo foi coletar dos participantes sugestões para melhorias e adaptações da proposta. Portanto, foi elaborado o primeiro volume dos cinco guias para utilização de EAL em aplicativos de mensagens instantâneas. Percebeu-se que ainda há dificuldades e entraves a serem superados na implementação da proposta, como: acesso à internet dos participantes que moram em localidades afastadas, regularidade das atividades e engajamento dos participantes. Porém, notou-se que a proposta é válida para o contexto, pois mostra-se como um recurso relevante para o processo de formação de professores de língua inglesa. 2020-01-21T15:22:35Z 2020-01-21T15:22:35Z 2019-05-13 Dissertação COSTA, Rafael Silva. Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos. Orientador: Marcos Monteiro Diniz. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle2011/12184. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle2011/12184 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem
WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Cursos intervalares
Professores de inglês - Formação
Learning
WhatsApp messenger
Interval courses
English teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Aprendizagem
WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Cursos intervalares
Professores de inglês - Formação
Learning
WhatsApp messenger
Interval courses
English teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
COSTA, Rafael Silva
Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos
topic_facet Aprendizagem
WhatsApp (Aplicativo de mensagens)
Cursos intervalares
Professores de inglês - Formação
Learning
WhatsApp messenger
Interval courses
English teacher education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study aimed to work with activities for the development of communication skills of students of English Language Undergraduate Courses, in an interval setting. In order to achieve this, the methodological procedure of the Practical Action-Research, which is composed of four research cycles, was used to achieve the main objective of this dissertation: to develop activity guides for the use of instant messaging applications with the purpose of helping students in teacher training undergraduate courses organized in an intensive setting. In Cycle I, four steps were performed to identify the problem within the context, in this case, the interval courses. Virtual questionnaires were used to understand the most present difficulties in the process of learning the English language of course students. Therefore, in Cycle II, an action plan was developed to assist in the development of communication skills through the use of Language Learning Strategies (LLS) developed by Oxford (1990). Within this cycle, the validation process of the activities proposed by a panel of experts occurred, with the purpose of proposing adjustments and evaluating the feasibility of the proposal in the context of the interval courses. After adjustments suggested by the specialists, Cycle III was implemented, where the activities were carried out in which new data collections and analyzes were carried out to adjust the proposal while it was in execution. With this, it was moved to Cycle IV, whose objective was to collect from the participants suggestions for improvements and adaptations of the proposal. Therefore, the first volume of the five guides for the use of LLS in instant messaging applications was developed. It was noticed that there are still difficulties and obstacles to be overcome in the implementation of the proposal, such as: access to the internet of participants living in remote locations, regularity of activities and participants' engagement. However, this project is valid for the context it is aimed at, for being a relevant resource in the English Teacher Education process.
author_additional DINIZ, Marcos Monteiro
author_additionalStr DINIZ, Marcos Monteiro
format Dissertação
author COSTA, Rafael Silva
title Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos
title_short Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos
title_full Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos
title_fullStr Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos
title_full_unstemmed Abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de WhatsApp: primeiros passos
title_sort abordagem para aprendizagem de língua inglesa em cursos intervalares por meio de whatsapp: primeiros passos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle2011/12184
_version_ 1787147381570011136
score 11.653393