Artigo

As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará

This study analyzes the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations - DCNERE and the process of teacher education of History, Federal University of Pará, Campus Bragança. The study presents a qualitative approach with the application of documentary research (Pedago...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA JÚNIOR, Elton Luis da
Outros Autores: SANTOS, Raquel Amorim dos, SOUZA, Ana Paula Vieira e
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12549
id ir-2011-12549
recordtype dspace
spelling ir-2011-125492023-09-14T18:26:40Z As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará SILVA JÚNIOR, Elton Luis da SANTOS, Raquel Amorim dos SOUZA, Ana Paula Vieira e Diretrizes curriculares Relações étnico-raciais Formação docente Ensino de história This study analyzes the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations - DCNERE and the process of teacher education of History, Federal University of Pará, Campus Bragança. The study presents a qualitative approach with the application of documentary research (Pedagogical Project of the History Course). Through the PPC of the Course of History the present work investigates how the Nuclei of Disciplines of the Course of History contemplate the ethnic-racial relations in the Teaching of History. The results reveal that the contents related to ethnic-racial relations are inserted minimally in the curriculum in which the teacher of History and, in a certain way, fulfills the formal requirement in the legislation. We conclude that the space reserved for Europe is still privileged through historiographic knowledge as the guiding thread that weaves the paths of Western historiography, which makes it difficult to discuss racism and its ramifications in the school context. Esse estudo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - DCNERE e o processo de formação de professores de História4 , da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa documental (Projeto Pedagógico do Curso de História). Por meio do PPC do Curso de História o presente trabalho investiga como os Núcleos de Disciplinas do Curso de História contemplam as relações étnico-raciais no Ensino de História. Os resultados revelam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais estão inseridas minimamente no currículo em que forma o professor de História e, de certa maneira, cumpre a exigência formal na legislação. Concluímos que o espaço reservado à Europa ainda é privilegiado por meio do saber historiográfico como o fio condutor que tece os caminhos da historiografia ocidental, o que dificulta discussões sobre o racismo e suas ramificações no contexto escolar. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-08-21T14:18:44Z 2020-08-21T14:18:44Z 2019-04 Artigo de Periódico SILVA JÚNIOR, Elton Luis da; SANTOS, Raquel Amorim dos; SOUZA, Ana Paula Vieira e. As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 9-31, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6974. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12549. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12549 10.18542/nra.v7i1.6974 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6974
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Diretrizes curriculares
Relações étnico-raciais
Formação docente
Ensino de história
spellingShingle Diretrizes curriculares
Relações étnico-raciais
Formação docente
Ensino de história
SILVA JÚNIOR, Elton Luis da
As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará
topic_facet Diretrizes curriculares
Relações étnico-raciais
Formação docente
Ensino de história
description This study analyzes the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations - DCNERE and the process of teacher education of History, Federal University of Pará, Campus Bragança. The study presents a qualitative approach with the application of documentary research (Pedagogical Project of the History Course). Through the PPC of the Course of History the present work investigates how the Nuclei of Disciplines of the Course of History contemplate the ethnic-racial relations in the Teaching of History. The results reveal that the contents related to ethnic-racial relations are inserted minimally in the curriculum in which the teacher of History and, in a certain way, fulfills the formal requirement in the legislation. We conclude that the space reserved for Europe is still privileged through historiographic knowledge as the guiding thread that weaves the paths of Western historiography, which makes it difficult to discuss racism and its ramifications in the school context.
format Artigo
author SILVA JÚNIOR, Elton Luis da
author2 SANTOS, Raquel Amorim dos
SOUZA, Ana Paula Vieira e
author2Str SANTOS, Raquel Amorim dos
SOUZA, Ana Paula Vieira e
title As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará
title_short As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará
title_full As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará
title_fullStr As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed As diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da Universidade Federal do Pará
title_sort as diretrizes curriculares nacionais para educação: das relações étnico-raciais e formação docente curso de história da universidade federal do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12549
_version_ 1787147858246369280
score 11.653393