Relatório de Pesquisa

Identificação das iniciativas voltadas à promoção da educação para as relações étnico-raciais e diversidade cultural nas escolas de Parintins, AM

Desde meados de 2003, têm ocorrido iniciativas que sugerem uma preocupação oficial com a promoção de políticas públicas no âmbito da educação básica referente à educação para as relações étnico-raciais e á diversidade cultural. Destaca-se dentre estas iniciativas, encontra-se a publicação no ano de...

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Autor principal: Lucas Diógenes Leão
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3331
Resumo:
Desde meados de 2003, têm ocorrido iniciativas que sugerem uma preocupação oficial com a promoção de políticas públicas no âmbito da educação básica referente à educação para as relações étnico-raciais e á diversidade cultural. Destaca-se dentre estas iniciativas, encontra-se a publicação no ano de 2003 de lei federal, complementar à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino básico. Um recente desdobramento desta lei federal constituiu em publicação pelo Conselho estadual do Amazonas da resolução nº 75/2010 que reforça a necessidade de efetivação dos princípios contidos na lei federal nº 10.639/2003. Propomos uma análise através do método dialético da efetivação da política pública relativa à educação para as relações étnico-raciais e para a diversidade cultural nas escolas da cidade de Parintins, AM.