Artigo

Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!

O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador...

ver descrição completa

Autor principal: ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
Outros Autores: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129
id ir-2011-13129
recordtype dspace
spelling ir-2011-131292023-10-17T12:30:32Z Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! Shall we introduce narrative investigation practices in mach teaching?! ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de GONÇALVES, Tadeu Oliver Educação matemática Investigação narrativa Pesquisa Formação de professores Math education Narrative investigation Research Teacher trainning O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e significados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-04-07T18:03:25Z 2021-04-07T18:03:25Z 2005-06 Artigo de Periódico ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, online, v. 1, n. 1/2, p. 121-128, jul./dez. 2004; jan./jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1620. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129. Acesso em: . 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129 10.18542/amazrecm.v1i0.1620 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1620
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação matemática
Investigação narrativa
Pesquisa
Formação de professores
Math education
Narrative investigation
Research
Teacher trainning
spellingShingle Educação matemática
Investigação narrativa
Pesquisa
Formação de professores
Math education
Narrative investigation
Research
Teacher trainning
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
topic_facet Educação matemática
Investigação narrativa
Pesquisa
Formação de professores
Math education
Narrative investigation
Research
Teacher trainning
description O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e significados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática.
format Artigo
author ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de
author2 GONÇALVES, Tadeu Oliver
author2Str GONÇALVES, Tadeu Oliver
title Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
title_short Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
title_full Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
title_fullStr Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
title_full_unstemmed Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
title_sort vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129
_version_ 1832603626975002624
score 11.755432