/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!
O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador...
Autor principal: | ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de |
---|---|
Outros Autores: | GONÇALVES, Tadeu Oliver |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129 |
id |
ir-2011-13129 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-131292023-10-17T12:30:32Z Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! Shall we introduce narrative investigation practices in mach teaching?! ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de GONÇALVES, Tadeu Oliver Educação matemática Investigação narrativa Pesquisa Formação de professores Math education Narrative investigation Research Teacher trainning O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e significados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-04-07T18:03:25Z 2021-04-07T18:03:25Z 2005-06 Artigo de Periódico ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?!. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, online, v. 1, n. 1/2, p. 121-128, jul./dez. 2004; jan./jun. 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1620. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129. Acesso em: . 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129 10.18542/amazrecm.v1i0.1620 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1620 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação matemática Investigação narrativa Pesquisa Formação de professores Math education Narrative investigation Research Teacher trainning |
spellingShingle |
Educação matemática Investigação narrativa Pesquisa Formação de professores Math education Narrative investigation Research Teacher trainning ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
topic_facet |
Educação matemática Investigação narrativa Pesquisa Formação de professores Math education Narrative investigation Research Teacher trainning |
description |
O presente texto envolve discussões acerca de elementos teóricos, metodológicos e epistemológicos ligados à realização da pesquisa em Educação Matemática nos dias atuais, bem como incide sobre propostas existentes nessa linha, aí incluídas as discussões a respeito do professor-reflexivo-pesquisador da sua própria prática no contexto da sociedade contemporânea. Tem como propósitos (a) introduzir noções fundamentais para compreensão da relação pesquisador-objeto de investigação, e (b) orientar professores de matemática no curso de sua formação inicial ou, continuada para realizar pesquisas, quer dando voz aos seus alunos e alunas, quer atribuindo sentido e significados a práticas de investigação narrativa. De outra forma, orienta para que tais práticas possam ser incorporadas ao cotidiano dos processos de ensino e de aprendizagem que tais professores desenvolvem em suas aulas de matemática. |
format |
Artigo |
author |
ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de |
author2 |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
author2Str |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
title |
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
title_short |
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
title_full |
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
title_fullStr |
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
title_full_unstemmed |
Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
title_sort |
vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13129 |
_version_ |
1832603626975002624 |
score |
11.755432 |