/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais
This theoretical essay seeks to reflect on some theoretical and methodological horizons of (auto) biographical research in the educational field, highlighting the dimensions about the formations and experiences. To this end, the text will discuss, from a critical view of the biological and exact ass...
Autor principal: | DEROSSI, Caio Corrêa |
---|---|
Outros Autores: | FERREIRA, Karen Laíssa Marcílio |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13186 |
id |
ir-2011-13186 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-131862023-08-29T16:19:04Z Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais Theoretical notes on (self) biographic researches and life stories and their formative and experiential dimensions DEROSSI, Caio Corrêa FERREIRA, Karen Laíssa Marcílio Pesquisa (auto)biográfica Histórias de vida Formação de professores Experiência Biographical (auto) research Life stories Teacher training Experience This theoretical essay seeks to reflect on some theoretical and methodological horizons of (auto) biographical research in the educational field, highlighting the dimensions about the formations and experiences. To this end, the text will discuss, from a critical view of the biological and exact assumptions of modern science, the production and construction of knowledge based on the understanding of (auto) biographies and life stories. In the following, the relationship between these theories and research methodologies with the concepts of formation and experience is made explicit, aiming at the end, to understand other perspectives related to the paths of research production in the humanities and education. O presente ensaio teórico busca refletir sobre alguns horizontes teórico-metodológicos das pesquisas (auto)biográficas no campo educacional, destacando as dimensões acerca das formações e das experiências. Para tanto, o texto discutirá a partir de uma visão crítica aos pressupostos biológicos e exatos da ciência moderna, a produção e a construção de conhecimentos a partir do entendimento das (auto)biografias e das histórias de vida. Em seguida, explicita-se as relações dessas teorias e metodologias de pesquisa com os conceitos de formação e de experiência, visando ao final, compreender outras perspectivas relacionadas aos caminhos e percursos da produção da pesquisa nas ciências humanas e na educação. 2021-04-26T12:56:27Z 2021-04-26T12:56:27Z 2020-06 Artigo de Periódico DEROSSI, Caio Corrêa; FERREIRA, Karen Laíssa Marcílio. Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais. Margens, online, v. 14, n. 22, p. 26-38, jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v14i22.9643. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13186. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13186 10.18542/rmi.v14i22.9643 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9643 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Pesquisa (auto)biográfica Histórias de vida Formação de professores Experiência Biographical (auto) research Life stories Teacher training Experience |
spellingShingle |
Pesquisa (auto)biográfica Histórias de vida Formação de professores Experiência Biographical (auto) research Life stories Teacher training Experience DEROSSI, Caio Corrêa Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
topic_facet |
Pesquisa (auto)biográfica Histórias de vida Formação de professores Experiência Biographical (auto) research Life stories Teacher training Experience |
description |
This theoretical essay seeks to reflect on some theoretical and methodological horizons of (auto) biographical research in the educational field, highlighting the dimensions about the formations and experiences. To this end, the text will discuss, from a critical view of the biological and exact assumptions of modern science, the production and construction of knowledge based on the understanding of (auto) biographies and life stories. In the following, the relationship between these theories and research methodologies with the concepts of formation and experience is made explicit, aiming at the end, to understand other perspectives related to the paths of research production in the humanities and education. |
format |
Artigo |
author |
DEROSSI, Caio Corrêa |
author2 |
FERREIRA, Karen Laíssa Marcílio |
author2Str |
FERREIRA, Karen Laíssa Marcílio |
title |
Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
title_short |
Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
title_full |
Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
title_fullStr |
Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
title_full_unstemmed |
Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
title_sort |
apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13186 |
_version_ |
1832603887851274240 |
score |
11.755432 |