/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
This article is the result of a research that sought to understand the communicative practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the conte...
Autor principal: | NOBRE NETO, Pedro Germano |
---|---|
Outros Autores: | MOURA, Flavia de Almeida, RABELO, Melissa Silva Moreira, SANTOS, Protásio Cézar dos |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 |
id |
ir-2011-14667 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-146672022-08-26T13:27:24Z Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais Communication in ombudsman: a model of organizational practice for federal university hospitals NOBRE NETO, Pedro Germano MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional This article is the result of a research that sought to understand the communicative practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication. From an understanding of the social network as the construction of relational bonds between individuals and a qualitative methodology, a bibliographic research was used; documentary research on current legislation; participant observation; quiz; and interview. It was concluded that communication in the ombudsman's offices can be guided and standardized, and a Communication Model in the Ombudsman's Office is produced, with two actions: a training proposal and a guide with general guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office. Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria. NOBRE NETO, P. G. Universidade Federal do Pará 2022-08-26T12:02:34Z 2022-08-26T12:02:34Z 2022-06 Artigo de Evento NOBRE NETO, Pedro Germano et al. Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 31., 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667. Acesso em:. 2236-4285 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 por Compós Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Brasil https://proceedings.science/compos/compos-2022/papers/comunicacao-em-ouvidoria--um-modelo-de-pratica-organizacional-para-os-hospitais-universitarios-federais |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional |
spellingShingle |
Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional NOBRE NETO, Pedro Germano Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
topic_facet |
Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional |
description |
This article is the result of a research that sought to understand the communicative
practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad
manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the
perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication.
From an understanding of the social network as the construction of relational bonds
between individuals and a qualitative methodology, a bibliographic research was
used; documentary research on current legislation; participant observation; quiz;
and interview. It was concluded that communication in the ombudsman's offices can
be guided and standardized, and a Communication Model in the Ombudsman's Office
is produced, with two actions: a training proposal and a guide with general
guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office. |
format |
Artigo |
author |
NOBRE NETO, Pedro Germano |
author2 |
MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos |
author2Str |
MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos |
title |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_short |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_full |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_fullStr |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_full_unstemmed |
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
title_sort |
comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais |
publisher |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 |
_version_ |
1787148754739003392 |
score |
11.753735 |