Artigo

Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais

This article is the result of a research that sought to understand the communicative practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the conte...

ver descrição completa

Autor principal: NOBRE NETO, Pedro Germano
Outros Autores: MOURA, Flavia de Almeida, RABELO, Melissa Silva Moreira, SANTOS, Protásio Cézar dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667
id ir-2011-14667
recordtype dspace
spelling ir-2011-146672022-08-26T13:27:24Z Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais Communication in ombudsman: a model of organizational practice for federal university hospitals NOBRE NETO, Pedro Germano MOURA, Flavia de Almeida RABELO, Melissa Silva Moreira SANTOS, Protásio Cézar dos Ouvidoria Pública Práticas comunicativas Comunicação organizacional Public Ombudsman Communicative practices Organizational communication Estudos de Comunicação Organizacional This article is the result of a research that sought to understand the communicative practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication. From an understanding of the social network as the construction of relational bonds between individuals and a qualitative methodology, a bibliographic research was used; documentary research on current legislation; participant observation; quiz; and interview. It was concluded that communication in the ombudsman's offices can be guided and standardized, and a Communication Model in the Ombudsman's Office is produced, with two actions: a training proposal and a guide with general guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office. Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria. NOBRE NETO, P. G. Universidade Federal do Pará 2022-08-26T12:02:34Z 2022-08-26T12:02:34Z 2022-06 Artigo de Evento NOBRE NETO, Pedro Germano et al. Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 31., 2022, Imperatriz. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667. Acesso em:. 2236-4285 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667 por Compós Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Brasil https://proceedings.science/compos/compos-2022/papers/comunicacao-em-ouvidoria--um-modelo-de-pratica-organizacional-para-os-hospitais-universitarios-federais
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ouvidoria Pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Public Ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
Estudos de Comunicação Organizacional
spellingShingle Ouvidoria Pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Public Ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
Estudos de Comunicação Organizacional
NOBRE NETO, Pedro Germano
Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
topic_facet Ouvidoria Pública
Práticas comunicativas
Comunicação organizacional
Public Ombudsman
Communicative practices
Organizational communication
Estudos de Comunicação Organizacional
description This article is the result of a research that sought to understand the communicative practices of the Ebserh Ombudsman Network, from the perspective of the triad manifestation of Ombudsman, satisfaction survey and access to information, in the perspective that they can be analyzed in the context of organizational communication. From an understanding of the social network as the construction of relational bonds between individuals and a qualitative methodology, a bibliographic research was used; documentary research on current legislation; participant observation; quiz; and interview. It was concluded that communication in the ombudsman's offices can be guided and standardized, and a Communication Model in the Ombudsman's Office is produced, with two actions: a training proposal and a guide with general guidelines for communicative practices in the Ombudsman's Office.
format Artigo
author NOBRE NETO, Pedro Germano
author2 MOURA, Flavia de Almeida
RABELO, Melissa Silva Moreira
SANTOS, Protásio Cézar dos
author2Str MOURA, Flavia de Almeida
RABELO, Melissa Silva Moreira
SANTOS, Protásio Cézar dos
title Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
title_short Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
title_full Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
title_fullStr Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
title_full_unstemmed Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
title_sort comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
publisher Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14667
_version_ 1787148754739003392
score 11.753735