Dissertação

Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática

In this study I present the research report on the continuing education of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary School in the city of São Francisco do Pará, developed in the course of continuing education related to the Intradisciplinary Teaching of algebra, arithmetic...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Rizaldo da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15280
id ir-2011-15280
recordtype dspace
spelling ir-2011-152802023-03-21T19:12:12Z Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática PEREIRA, Rizaldo da Silva MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves http://lattes.cnpq.br/3148593292236740 https://orcid.org/0000-0002-9933-2894 Intradisciplinaridade Álgebra nos anos iniciais Formação de professores Intradisciplinarity Algebra in the early years Teacher training Intradisciplinaridade Álgebra en la enseñanza primaria Formación de profesores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS In this study I present the research report on the continuing education of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary School in the city of São Francisco do Pará, developed in the course of continuing education related to the Intradisciplinary Teaching of algebra, arithmetic and geometry for teachers of Fundamental I. It is, therefore, an investigative path of a qualitative nature, in the methodological modality of Action Research, whose objective was to investigate how teachers articulate their knowledge regarding the teaching of algebra in an integrated way with geometry and arithmetic when designing math tasks for the early years. Over six months, the actions were monitored and recorded through questionnaires, audio and video transcripts, personal notes in the researcher's notebook and material produced by the research collaborators. The material collected was treated and organized in axes, written in narrative episodes, which were analyzed mainly, but not exclusively, from the theoretical framework that makes up the text of this dissertation, being built for this purpose. As a methodology for analyzing information, we opted for Narrative Analysis, which shows a practice, generated from a constant process of negotiation of concrete work situations, promoting learning and professional development. The narratives analyzes show that collaborating teachers need to know the object of knowledge, as well as establish an intradisciplinary relationship between them and their teaching, that is, to know to organize the knowledge didactically so that students learn. As a result of the investigation, an e-book was organized with didactic guidelines for the intradisciplinary teaching of algebra in the early years and a blog for dissemination of research results and subsequent discussions of subjects related to mathematics education. Neste estudo apresento o relato de pesquisa sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática no Fundamental I no município de São Francisco do Pará, desenvolvida no curso de formação continuada “Ensino Intradisciplinar de álgebra, aritmética e geometria para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Trata-se portanto, de um percurso investigativo de natureza qualitativa, na modalidade metodológica da Pesquisa-ação, cujo objetivo foi investigar como os professores e coordenadores articulam seus conhecimentos com relação ao ensino de álgebra de forma integrada com a geometria e a aritmética ao elaborarem tarefas matemáticas para os anos iniciais. Ao longo de seis meses as ações foram acompanhadas e registradas por meio de questionários, transcrições de áudio e vídeo, anotações pessoais no caderno de anotações do pesquisador e material produzido pelos 49 colaboradores - 46 professores e 03 coordenadores pedagógicos das escolas de EF I, cadastrados no curso. O material coletado foi tratado e organizado em eixos, escritos em episódios narrativos, que foram analisados principalmente, mas não exclusivamente a partir do quadro teórico que compõe o texto desta dissertação, sendo construído para esse fim. Como metodologia de análise das informações, optamos pela Análise Narrativa, que evidencia uma prática, gerada a partir de um constante processo de negociação das situações concretas de trabalho, promotora de aprendizagens e de desenvolvimento profissional. As análises narrativas mostram que os professores colaboradores precisam conhecer o objeto de conhecimento, bem como estabelecer relação intradisciplinar entre eles e o seu ensino, isto é, conhecer para organizar didaticamente o saber para que os alunos aprendam. Como resultado da investigação, foi organizado um e-book com orientações didáticas para o ensino intradisciplinar de álgebra nos anos iniciais e um blog para difusão dos resultados da pesquisa e posteriores discussões de assuntos relacionados a educação matemática. En este estudio presento el relato de investigación sobre la formación contínua de profesores que enseñan matemáticas en los años iniciales de la Enseñanza Primaria en el municipio de São Francisco do Pará, desarrollado en el curso de formación contínua relacionada a la Enseñanza Intradisciplinar de Álgebra, aritmética y geometría para profesores de la Enseñanza Primaria. Es decir por lo tanto, de un camino investigativo de naturaleza metodológica de la Pesquisa-acción, cuyo objetivo fue investigar como los profesores y coordinadores manejan sus conocimientos con relación a la enseñanza de álgebra de manera integrada con la geometría y la aritmética al desarrollar tareas matemáticas para los años iniciales. A lo largo de seis meses las acciones fueron acompañadas y registradas por medio de cuestionarios, transcripciones de audio y video, anotaciones personales en el cuaderno de anotaciones del investigador y material elaborado por los 49 colaboradores – 46 profesores 03 coordinadores pedagógicos de la enseñanza primaria, registrado en el curso. El material recogido fue tratado y organizado en ejes, escritos en episodios narrativos, que fueron analizados principalmente, más no exclusivamente desde del cuadro teórico que compone el texto de esta tesis, siendo construido para esa finalidad. Como metodología de análisis de las informaciones, optamos por el Análisis Narrativo, que evidencia una práctica, generada desde un proceso continuo de negociación de las situaciones concretas de trabajo, promotora de aprendizajes y de desarrollo profesional. Los análisis narrativos muestran que los profesores colaboradores necesitan conocer el objeto de conocimiento, así como establecer relación intradisciplinar entre ellos y su enseñanza, esto es, conocer para organizar didácticamente el saber para que los alumnos aprendan. Como resultado de la investigación, fue organizado un e-book con orientaciones didácticas para la enseñanza intradisciplinar de álgebra en los años iniciales y un blog para difusión de los resultados de la investigación y posteriores discusiones de temas relacionados a la educación matemática. SEDUC - PA 2023-02-08T16:33:00Z 2023-02-08T16:33:00Z 2022-03-08 Dissertação PEREIRA, Rizaldo da Silva. Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no Fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática. Orientador: Prof. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15280. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15280 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Intradisciplinaridade
Álgebra nos anos iniciais
Formação de professores
Intradisciplinarity
Algebra in the early years
Teacher training
Intradisciplinaridade
Álgebra en la enseñanza primaria
Formación de profesores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Intradisciplinaridade
Álgebra nos anos iniciais
Formação de professores
Intradisciplinarity
Algebra in the early years
Teacher training
Intradisciplinaridade
Álgebra en la enseñanza primaria
Formación de profesores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
PEREIRA, Rizaldo da Silva
Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
topic_facet Intradisciplinaridade
Álgebra nos anos iniciais
Formação de professores
Intradisciplinarity
Algebra in the early years
Teacher training
Intradisciplinaridade
Álgebra en la enseñanza primaria
Formación de profesores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description In this study I present the research report on the continuing education of teachers who teach mathematics in the early years of Elementary School in the city of São Francisco do Pará, developed in the course of continuing education related to the Intradisciplinary Teaching of algebra, arithmetic and geometry for teachers of Fundamental I. It is, therefore, an investigative path of a qualitative nature, in the methodological modality of Action Research, whose objective was to investigate how teachers articulate their knowledge regarding the teaching of algebra in an integrated way with geometry and arithmetic when designing math tasks for the early years. Over six months, the actions were monitored and recorded through questionnaires, audio and video transcripts, personal notes in the researcher's notebook and material produced by the research collaborators. The material collected was treated and organized in axes, written in narrative episodes, which were analyzed mainly, but not exclusively, from the theoretical framework that makes up the text of this dissertation, being built for this purpose. As a methodology for analyzing information, we opted for Narrative Analysis, which shows a practice, generated from a constant process of negotiation of concrete work situations, promoting learning and professional development. The narratives analyzes show that collaborating teachers need to know the object of knowledge, as well as establish an intradisciplinary relationship between them and their teaching, that is, to know to organize the knowledge didactically so that students learn. As a result of the investigation, an e-book was organized with didactic guidelines for the intradisciplinary teaching of algebra in the early years and a blog for dissemination of research results and subsequent discussions of subjects related to mathematics education.
author_additional MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
author_additionalStr MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
format Dissertação
author PEREIRA, Rizaldo da Silva
title Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
title_short Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
title_full Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
title_fullStr Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
title_full_unstemmed Intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental I: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
title_sort intradisciplinaridade e o ensino de álgebra no fundamental i: pressupostos teórico-metodológicos para a formação do professor que ensina matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15280
_version_ 1787148203596972032
score 11.653393