/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
O ensino da Álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-Universidade do Estado do Amazonas.
Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito...
Autor principal: | Silva, Jéssica Santarém da |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1426 |
Resumo: |
---|
Com o intuito de compreender como se desenvolve o ensino da álgebra na formação do professor de matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com a colaboração de oito licenciados do curso de licenciatura em matemática, do Centro de Estudo Superiores de Parintins-
Universidade do Estado do Amazonas, que já cursaram a disciplina de álgebra e uma professora que já ministrou a disciplina de álgebra. A análise dos dados foi realizada através do processo de categorização das entrevistas no qual foram dispostas nas seguintes categorias: álgebra na formação do professor de
matemática, álgebra na visão dos licenciandos de matemática e subsídios teóricometodológicos
para o ensino da álgebra. A partir das falas dos sujeitos da pesquisa, identificamos que os licenciandos se preocupam com sua formação algébrica e pedagógica devido à dissociação do ensino da álgebra escolar para a acadêmica. Além do mais, apontam suas percepções sobre a álgebra e subsídios teóricometodológicos que podem permitir e viabilizar o ensino dos conteúdos algébricos nos diferentes níveis da Educação. |