Tese

Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental

In this research, we aimed to analyze the evaluation practices developed by teachers who teach mathematics. This goal was guided by the following question: in what terms do teachers who teach mathematics to deaf students, in the early years of elementary education, in a specialized school, develo...

ver descrição completa

Autor principal: QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes de
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573
id ir-2011-15573
recordtype dspace
spelling ir-2011-155732023-05-04T20:42:54Z Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes de BORRALHO, António Manuel Águas http://lattes.cnpq.br/3404547486428285 MATOS, Mônica Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/6451051887674893 https://orcid.org/0000-0001-6278-2958 https://orcid.org/0000-0002-1388-0575 Avaliação para as aprendizagens Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática Educação especial na perspectiva da educação inclusiva Formação de professores Ensino remoto emergencial Assessment for learning Evaluative practices of teachers who teach mathematics Special education in the perspective of inclusive education Teacher training Emergency remote teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS, SABERES E VALORES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA In this research, we aimed to analyze the evaluation practices developed by teachers who teach mathematics. This goal was guided by the following question: in what terms do teachers who teach mathematics to deaf students, in the early years of elementary education, in a specialized school, develop assessment practices? Aligned to this research question, we built two guiding sub-questions, namely: 1) how the evaluative practices organized by these teachers were developed and adapted to the emergent remote teaching? 2) in what way the studies, in the continuing education, were stimulated, in the sense of reflecting certain theoretical contributions, in the evaluative practices of these teachers? The structuring concepts that subsidize this work are: pedagogical evaluation for learning; evaluative practices of teachers who teach mathematics; special education in the inclusive education perspective, teacher training, and emergency remote teaching. The analytical understanding emerged from the ideas of authors such as Black and Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho and Wenger. The methodology, attending to the objective, was based on the interpretative paradigm by means of a qualitative approach and with recourse to an analytical and instrumental collective case study design. As data collection instruments, we opted for the semi-structured directed interview (via Google Meet), direct observation of the classes in the classroom (online), and in-service continuing education meetings of the teachers. The research participants were 4 (four) female mathematics teachers. The result of the research allowed us to deepen the study in the area of evaluation, understood as a complex social process, integrated to the teaching and learning processes in the classroom triad. Formative assessment proved to be an interaction between these three distinct processes that allows to interpret, regulate and guide teaching and learning, confirming the need for change in the practices of teacher educators in order to include this theme as a complex object of the curriculum to be understood Nesta pesquisa, tivemos como objetivo analisar as práticas avaliativas desenvolvidas por professoras que ensinam matemática. Tal objetivo foi orientado, a partir do seguinte questionamento: em que termos professoras que ensinam matemática para alunos surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola especializada, desenvolvem práticas avaliativas? Alinhados com essa questão de pesquisa, construímos duas subquestões norteadoras; a saber: 1) como as práticas avaliativas organizadas por essas professoras foram desenvolvidas e adaptadas para o ensino remoto emergencial? 2) de que modo os estudos, na formação continuada, foram estimulados, no sentido de refletir determinados aportes teóricos, nas práticas avaliativas dessas professoras? Os conceitos estruturantes que subsidiam o trabalho são: avaliação pedagógica para as aprendizagens; práticas avaliativas de professores que ensinam matemática; educação especial na perspectiva de educação inclusiva, formação de professores e ensino remoto emergencial. A compreensão analítica emergiu a partir das ideias de autores como Black e Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho, Wenger. A metodologia, atendendo ao objetivo, assentou-se no paradigma interpretativo, por meio de uma abordagem qualitativa e com recurso a um design de estudo de caso analítico e instrumental coletivo. Como instrumentos de coleta de dados, optamos pela entrevista semiestruturada direcionada (via google Meet), observação direta das aulas na sala de aula (online) e encontros de formação continuada em serviço das professoras. As participantes da pesquisa foram 04 (quatro) professoras que ensinam matemática. O resultado da pesquisa possibilitou-nos aprofundar o estudo na área da avaliação, entendida como processo social complexo, integrado aos processos de ensino e de aprendizagem, na tríade da sala de aula. A avaliação formativa revelou-se uma interação entre esses três processos distintos que permite interpretar, regular e orientar o ensino e a aprendizagem, confirmando a necessidade de mudança nas práticas dos formadores de professores, no sentido de incluir esse tema como objeto complexo do currículo a ser compreendido. SEDUC - PA 2023-05-04T20:42:06Z 2023-05-04T20:42:06Z 2023-02-23 Tese QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes de. Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. António Manuel Águas Borralho. 2023. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Avaliação para as aprendizagens
Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Formação de professores
Ensino remoto emergencial
Assessment for learning
Evaluative practices of teachers who teach mathematics
Special education in the perspective of inclusive education
Teacher training
Emergency remote teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS, SABERES E VALORES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle Avaliação para as aprendizagens
Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Formação de professores
Ensino remoto emergencial
Assessment for learning
Evaluative practices of teachers who teach mathematics
Special education in the perspective of inclusive education
Teacher training
Emergency remote teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS, SABERES E VALORES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes de
Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Avaliação para as aprendizagens
Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Formação de professores
Ensino remoto emergencial
Assessment for learning
Evaluative practices of teachers who teach mathematics
Special education in the perspective of inclusive education
Teacher training
Emergency remote teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS, SABERES E VALORES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
description In this research, we aimed to analyze the evaluation practices developed by teachers who teach mathematics. This goal was guided by the following question: in what terms do teachers who teach mathematics to deaf students, in the early years of elementary education, in a specialized school, develop assessment practices? Aligned to this research question, we built two guiding sub-questions, namely: 1) how the evaluative practices organized by these teachers were developed and adapted to the emergent remote teaching? 2) in what way the studies, in the continuing education, were stimulated, in the sense of reflecting certain theoretical contributions, in the evaluative practices of these teachers? The structuring concepts that subsidize this work are: pedagogical evaluation for learning; evaluative practices of teachers who teach mathematics; special education in the inclusive education perspective, teacher training, and emergency remote teaching. The analytical understanding emerged from the ideas of authors such as Black and Wiliam, Fernandes, Tardif, Imbernón, Gonçalves, Borralho, Botelho and Wenger. The methodology, attending to the objective, was based on the interpretative paradigm by means of a qualitative approach and with recourse to an analytical and instrumental collective case study design. As data collection instruments, we opted for the semi-structured directed interview (via Google Meet), direct observation of the classes in the classroom (online), and in-service continuing education meetings of the teachers. The research participants were 4 (four) female mathematics teachers. The result of the research allowed us to deepen the study in the area of evaluation, understood as a complex social process, integrated to the teaching and learning processes in the classroom triad. Formative assessment proved to be an interaction between these three distinct processes that allows to interpret, regulate and guide teaching and learning, confirming the need for change in the practices of teacher educators in order to include this theme as a complex object of the curriculum to be understood
author_additional BORRALHO, António Manuel Águas
author_additionalStr BORRALHO, António Manuel Águas
format Tese
author QUEIROZ, Márcia Aparecida Lopes de
title Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15573
_version_ 1787147430190383104
score 11.675088