Dissertação

Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia

The supervised curricular internship, in a school environment, of the Pedagogy course is a stage in which the undergraduate has the opportunity to follow and assist the work of a teacher in the classroom. In this context, joint work and an exchange of knowledge are necessary between all member...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Tiago Henrique Paixão da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2024
Assuntos:
RPG
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16431
id ir-2011-16431
recordtype dspace
spelling ir-2011-164312024-08-22T14:02:23Z Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia COSTA, Tiago Henrique Paixão da NASCIMENTO, Márcio Lima do http://lattes.cnpq.br/6668311810812135 Formação de professores Pedagogia Estágio Jogo de tabuleiro RPG Teacher training Pedagogy Internship Board game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM The supervised curricular internship, in a school environment, of the Pedagogy course is a stage in which the undergraduate has the opportunity to follow and assist the work of a teacher in the classroom. In this context, joint work and an exchange of knowledge are necessary between all members who are part of the internship journey. According to Raymundo (2013), the internship is a time for socialization and exchange of experiences. However, due to a series of factors, this dialogue and openness are not favored, or are scarce and limited, or restricted to some specific moments. Therefore, this research had the main objective of developing Estágio Go! A board game, with mechanics based on Quests (Howard, 2022) and Roleplaying Games (RPGs), with the aim of facilitating the sharing of knowledge between members of the process. Pedagogy internship in the initial grades of elementary school. Based on the concept of simulated reality (Kapp, 2012), Estágio Go! Proposes an imaginary universe, in which the Pedagogy intern assumes the role of a player and faces a series of situations that could, in fact, happen in the real environment of the internship. . Once faced with these situations or missions, you must use your knowledge and experiences from your undergraduate studies to propose solutions and thus overcome the challenges of the game. This qualitative research was designed as action research and the methodological process was organized as follows: (1) bibliographical study on teacher training, supervised internship, use of games in the context of teaching and creation of board and RPG games; (2) development of the first versions of the board game; (3) testing of game prototypes carried out with students and teachers of the supervised internship discipline in the initial years of Elementary School, of the Full Degree in Pedagogy course at the State University of Pará; and analysis by two experienced school experts; (4) development of the final product Estágio Go! Improved according to the results of field experience and expert evaluation. The results of the investigation showed that the educational product Estágio Go proved to be an aid tool for the internship discipline and was well received by the students and teachers participating in the research. O estágio curricular supervisionado, em ambiente escolar, do curso de Pedagogia é uma etapa em que o graduando tem a oportunidade de acompanhar e auxiliar o trabalho de um professor em sala de aula. Nesse contexto, é necessário um trabalho conjunto e uma troca de conhecimentos entre todos os membros que fazem parte do percurso do estágio. De acordo com Raymundo (2013), o estágio é um momento de socialização e troca de experiências. Porém, por conta de uma série de fatores, esse diálogo e abertura não são favorecidos, ou são escassos e limitados, ou restritos a alguns momentos específicos. Diante disso, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver o Estágio Go! Um jogo de tabuleiro, com mecânica baseada em Quests (Howard, 2022) e Roleplaying Games (RPGs), com o propósito de facilitar o compartilhamento de saberes entre os integrantes do processo de estágio de Pedagogia nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir do conceito de realidade simulada (Kapp, 2012), o Estágio Go! Propõe um universo imaginário, no qual o estagiário de Pedagogia assume o papel de jogador e enfrenta uma série de situações que poderiam, de fato, acontecer no ambiente real do estágio. Uma vez colocado diante dessas situações ou missões, deve usar seus conhecimentos e experiências vivenciadas na graduação para propor soluções e assim superar os desafios do jogo. Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve como delineamento a pesquisa-ação e o processo metodológico foi organizado da seguinte maneira: (1) estudo bibliográfico sobre formação de professores, estágio supervisionado, utilização de jogos no contexto do ensino e criação de jogos de tabuleiro e RPG; (2) desenvolvimento das primeiras versões do jogo de tabuleiro; (3) testagem dos protótipos do jogo realizada com alunos e docentes da disciplina de estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará; e análise de duas especialistas experientes no âmbito escolar; (4) desenvolvimento do produto final Estágio Go! Aperfeiçoado conforme os resultados da experiência em campo e avaliação das especialistas. Os resultados da investigação apontaram que o produto educacional Estágio Go! Se mostrou uma ferramenta de auxílio útil para a disciplina de estágio e foi bem recebido pelos discentes e docentes participantes da pesquisa. FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa 2024-08-22T13:59:40Z 2024-08-22T13:59:40Z 2024-03-25 Dissertação COSTA, Tiago Henrique Paixão da. Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia. Orientador: Márcio Lima do Nascimento. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16431. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16431 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação de professores
Pedagogia
Estágio
Jogo de tabuleiro
RPG
Teacher training
Pedagogy
Internship
Board game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Formação de professores
Pedagogia
Estágio
Jogo de tabuleiro
RPG
Teacher training
Pedagogy
Internship
Board game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
COSTA, Tiago Henrique Paixão da
Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
topic_facet Formação de professores
Pedagogia
Estágio
Jogo de tabuleiro
RPG
Teacher training
Pedagogy
Internship
Board game
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
description The supervised curricular internship, in a school environment, of the Pedagogy course is a stage in which the undergraduate has the opportunity to follow and assist the work of a teacher in the classroom. In this context, joint work and an exchange of knowledge are necessary between all members who are part of the internship journey. According to Raymundo (2013), the internship is a time for socialization and exchange of experiences. However, due to a series of factors, this dialogue and openness are not favored, or are scarce and limited, or restricted to some specific moments. Therefore, this research had the main objective of developing Estágio Go! A board game, with mechanics based on Quests (Howard, 2022) and Roleplaying Games (RPGs), with the aim of facilitating the sharing of knowledge between members of the process. Pedagogy internship in the initial grades of elementary school. Based on the concept of simulated reality (Kapp, 2012), Estágio Go! Proposes an imaginary universe, in which the Pedagogy intern assumes the role of a player and faces a series of situations that could, in fact, happen in the real environment of the internship. . Once faced with these situations or missions, you must use your knowledge and experiences from your undergraduate studies to propose solutions and thus overcome the challenges of the game. This qualitative research was designed as action research and the methodological process was organized as follows: (1) bibliographical study on teacher training, supervised internship, use of games in the context of teaching and creation of board and RPG games; (2) development of the first versions of the board game; (3) testing of game prototypes carried out with students and teachers of the supervised internship discipline in the initial years of Elementary School, of the Full Degree in Pedagogy course at the State University of Pará; and analysis by two experienced school experts; (4) development of the final product Estágio Go! Improved according to the results of field experience and expert evaluation. The results of the investigation showed that the educational product Estágio Go proved to be an aid tool for the internship discipline and was well received by the students and teachers participating in the research.
author_additional NASCIMENTO, Márcio Lima do
author_additionalStr NASCIMENTO, Márcio Lima do
format Dissertação
author COSTA, Tiago Henrique Paixão da
title Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
title_short Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
title_full Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
title_fullStr Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
title_full_unstemmed Estágio GO! Uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
title_sort estágio go! uma proposta de jogo de tabuleiro para a pedagogia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16431
_version_ 1811330151360757760
score 11.755432