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Dissertação
Relações de alteridade e letramento literário no conto indígena brasileiro de Daniel Munduruku: A Pele Nova da Mulher Velha
A literatura é indispensável ao ser humano e a partir desta compreensão apresentamos esta dissertação que tem por objetivo refletir acerca das relações de alteridade no conto “A pele nova da mulher velha”, de Daniel Munduruku e sua adaptação para a formação de leitores proficientes no âmbito d...
Autor principal: | OLIVEIRA, Lanna Fonsêca de Araújo |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16613 |
Resumo: |
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A literatura é indispensável ao ser humano e a partir desta compreensão apresentamos esta
dissertação que tem por objetivo refletir acerca das relações de alteridade no conto “A pele nova
da mulher velha”, de Daniel Munduruku e sua adaptação para a formação de leitores
proficientes no âmbito da educação sensível. Partimos da compreensão de que a necessidade da
prática de leitura por meio da literatura é uma realidade latente, uma vez que as narrativas
indígenas são ainda pouco utilizadas ou nem sequer apresentadas no contexto escolar, nas
práticas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, apresentamos como tal obra é permeada de
elementos que demonstram sua cultura, identidade e tradição, pois apresenta e inserem-nos em
nossa própria história. Assim, objetivamos especificamente: a) evidenciar a alteridade
estabelecida no conto em análise, a partir da identidade indígena e de sua rica cultura; b)
apresentar e enfatizar o quanto os textos de Munduruku são propícios à reflexão e à análise a
partir de uma perspectiva de leitura sensível; c) verificar de que forma esses dois aspectos
podem contribuir para a implementação da proposta de atividade a partir de uma Sequência
Básica (Cosson, 2014). Esta investigação consiste em um estudo teórico-analítico a partir de
uma pesquisa bibliográfica propositiva da noção mais ampla da Literatura, perpassando pela
alteridade presente na obra estudada, bem como o percurso apropriado para o letramento
literário, afunilando à análise do conto indígena de Munduruku (2021) com a perspectiva de
uma leitura sensível e humanizadora para formar leitores proficientes, conhecedores da própria
história e identidade. Para tanto, ancoramo-nos nos estudos de Candido (1971); Sá (2012);
Souza (2015); Bueno (2018; Petit (2009); Lajolo (1993), Bakhtin (2014), Cosson (2014), bem
como Munduruku (2021), além de outros autores que são basilares nesta investigação. Como
proposta de um ensino diferente do tradicional realizado com a Literatura em sala de aula,
apresentamos a elaboração de uma Sequência Básica a partir do conto indígena de Daniel
Munduruku com etapas que partem de um ensino interacionista, em vista da formação de
leitores proficientes e ativos, percebendo a leitura como bússola que nos leva ao
autoconhecimento e à visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca. |