Dissertação

Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA

This research problematized education in the context of a Maroon, upon which looked into how education influences the cultural identity of young Maroons. The research aimed to analyze the relationship between education and cultural identity of young people in maroon community of the Municipality of...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6180
id ir-2011-6180
recordtype dspace
spelling ir-2011-61802019-05-22T12:46:35Z Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA Youth field and quilombola: education and cultural identity in the Quilombo Community Itaboca - Inhangapi - PA PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes HAGE, Salomão Antonio Mufarrej http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 Educação Identidade cultural Juventude rural Quilombolas Comunidade Quilombola de Itaboca - PA Inhangapi - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL This research problematized education in the context of a Maroon, upon which looked into how education influences the cultural identity of young Maroons. The research aimed to analyze the relationship between education and cultural identity of young people in maroon community of the Municipality of Itaboca Inhangapi - PA which to achieve it was adopted as the methodological research participants and content analysis to examine the narratives of subjects and young people of that community. The results showed that the community is still in the process of appropriation of the recognition process of its territory and has a value indelible education, especially for young people who see her chance to continue their studies without changing its identity. However, the relationship with the city of Quilombo revealed in the narrative of young people on the one hand, shows the assimilation of urban identities that provide sociability different. On the other hand, this also brings socialization harmful contact with violence and drugs. The completion of the research points to the need for greater mobilization around education perspective eat the expansion of social equality. Esta pesquisa problematizou a educação no contexto da uma comunidade quilombola, sobre a qual procurou saber como a educação influencia a identidade cultural de jovens quilombolas. A investigação teve por finalidade analisar a relação entre educação e identidade cultural de jovens na comunidade quilombola de Itaboca no Município de Inhangapi–PA, que para atingi-la adotou-se como percurso metodológico a pesquisa participante e a análise de conteúdo para examinar as narrativas de sujeitos e jovens da referida comunidade. Os resultados mostraram que a comunidade ainda está em processo de apropriação do processo de reconhecimento de seu território, tendo a educação um valor indelével, especialmente para os jovens que veem nela chance de continuidade de estudos e profissionalização sem modificar sua identidade. No entanto, a relação do quilombo com a cidade revelada na narrativa dos jovens, por um lado, mostra a assimilação das identidades urbanas que propiciam sociabilidades diversas. Por outro lado, essa sociabilização também traz o contato danoso com a violência e as drogas. A finalização da pesquisa aponta para a necessidade de maior mobilização em torno da educação com a perspectiva da ampliação da igualdade social. 2014-12-19T15:17:46Z 2014-12-19T15:17:46Z 2014-09-24 Dissertação PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6180 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação
Identidade cultural
Juventude rural
Quilombolas
Comunidade Quilombola de Itaboca - PA
Inhangapi - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação
Identidade cultural
Juventude rural
Quilombolas
Comunidade Quilombola de Itaboca - PA
Inhangapi - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA
topic_facet Educação
Identidade cultural
Juventude rural
Quilombolas
Comunidade Quilombola de Itaboca - PA
Inhangapi - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description This research problematized education in the context of a Maroon, upon which looked into how education influences the cultural identity of young Maroons. The research aimed to analyze the relationship between education and cultural identity of young people in maroon community of the Municipality of Itaboca Inhangapi - PA which to achieve it was adopted as the methodological research participants and content analysis to examine the narratives of subjects and young people of that community. The results showed that the community is still in the process of appropriation of the recognition process of its territory and has a value indelible education, especially for young people who see her chance to continue their studies without changing its identity. However, the relationship with the city of Quilombo revealed in the narrative of young people on the one hand, shows the assimilation of urban identities that provide sociability different. On the other hand, this also brings socialization harmful contact with violence and drugs. The completion of the research points to the need for greater mobilization around education perspective eat the expansion of social equality.
author_additional HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
author_additionalStr HAGE, Salomão Antonio Mufarrej
format Dissertação
author PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
title Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA
title_short Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA
title_full Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA
title_fullStr Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA
title_full_unstemmed Juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA
title_sort juventude do campo e quilombola: educação e identidade cultural na comunidade quilombola de itaboca - inhangapi - pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6180
_version_ 1832604792587812864
score 11.755432