Dissertação

Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa

Not only motivation but also its opposite – demotivation – have been studied in the scope of foreign languages learning. However, only a few works investigate these constructs in the point of view of their dynamicity. This research aims at comprehending motivation and demotivation in two groups of u...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6209
id ir-2011-6209
recordtype dspace
spelling ir-2011-62092019-05-22T15:08:41Z Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Motivação na educação Língua estrangeira Aprendizagem Linguagem e línguas Desmotivação Ensino superior Bragança - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Not only motivation but also its opposite – demotivation – have been studied in the scope of foreign languages learning. However, only a few works investigate these constructs in the point of view of their dynamicity. This research aims at comprehending motivation and demotivation in two groups of undergraduate students of a Teaching English as a Foreign Language Program - one extensive class and one intensive class – and the implication of these constructs in the learning of the target language. Using theoretical principles established by Dörnyei and Ushioda (2011), Dörnyei (2011, 2001), Ushioda (2008), Gardner (2007), Deci and Ryan (2000) among others, data collected through a questionnaire and the academic transcripts of the students from both classes were analyzed. The research is a case study, which uses the comparative method. The research took place at the Federal University of Pará, Bragança Campus, and has 21 participants: 11 students from the extensive class and 10 from the intensive class. Although there are motivational patterns that group some students, motivation was perceived as individual and changing, since the motivational process does not happen in the same manner, exerts diverse influences in different subjects, and even changes over time in one individual. The data also shows the complexity of the construct, since the existence of motivation does not mean that negative influences could not occur, as well as that negative influences can enhance a later motivational increase. In addition, it was noticed that motivation perceived by these students does not assure good outcomes in the subjects they were studying. This research can help in the comprehension of the motivational process as a dynamic system, and to understand that both students from extensive or intensive classes can be motivated, since motivation is an individual condition. Tanto a motivação quanto seu oposto – a desmotivação – têm sido estudadas no âmbito da aprendizagem de línguas estrangeiras. No entanto, poucos trabalhos investigam esses construtos do ponto de vista de sua dinamicidade. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a motivação e a desmotivação em alunos de uma turma extensiva e uma turma intensiva de graduação em Letras Língua Inglesa e as implicações destas na aprendizagem da língua alvo. Utilizando os pressupostos teóricos estabelecidos por Dörnyei e Ushioda (2011), Dörnyei (2011, 2001), Ushioda (2008), Gardner (2007), Deci e Ryan (2000) entre outros, analisa-se os dados coletados por meio de um questionário e dos históricos escolares dos alunos de ambas as turmas. A pesquisa em questão é um estudo de caso que faz uso do método comparativo. Participam dela 21 alunos de duas turmas de licenciatura em Letras Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança: 11 alunos da turma extensiva e 10 da turma intensiva. Percebeu-se que, embora existam padrões motivacionais que agrupam os alunos, a motivação é individual e mutante, já que o processo motivacional não acontece da mesma forma e exerce influências diversas em sujeitos diferentes e muda no decorrer do tempo em um mesmo indivíduo. Os dados também mostram a complexidade do construto, pois o fato de haver motivação não significa que influências negativas não possam ocorrer, bem como influências negativas podem ser impulsos para um posterior aumento do nível motivacional. Além disso, constatou-se que a motivação percebida pelos alunos não garante bons resultados nas disciplinas cursadas. Esta pesquisa poderá ajudar na compreensão do processo motivacional como um sistema dinâmico e a entender que tanto os alunos de turmas extensivas quanto os de turmas intensivas podem ser motivados, já que a motivação é uma condição individual. 2015-01-15T14:02:02Z 2015-01-15T14:02:02Z 2014-08-25 Dissertação SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de. Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6209 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Motivação na educação
Língua estrangeira
Aprendizagem
Linguagem e línguas
Desmotivação
Ensino superior
Bragança - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Motivação na educação
Língua estrangeira
Aprendizagem
Linguagem e línguas
Desmotivação
Ensino superior
Bragança - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de
Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
topic_facet Motivação na educação
Língua estrangeira
Aprendizagem
Linguagem e línguas
Desmotivação
Ensino superior
Bragança - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Not only motivation but also its opposite – demotivation – have been studied in the scope of foreign languages learning. However, only a few works investigate these constructs in the point of view of their dynamicity. This research aims at comprehending motivation and demotivation in two groups of undergraduate students of a Teaching English as a Foreign Language Program - one extensive class and one intensive class – and the implication of these constructs in the learning of the target language. Using theoretical principles established by Dörnyei and Ushioda (2011), Dörnyei (2011, 2001), Ushioda (2008), Gardner (2007), Deci and Ryan (2000) among others, data collected through a questionnaire and the academic transcripts of the students from both classes were analyzed. The research is a case study, which uses the comparative method. The research took place at the Federal University of Pará, Bragança Campus, and has 21 participants: 11 students from the extensive class and 10 from the intensive class. Although there are motivational patterns that group some students, motivation was perceived as individual and changing, since the motivational process does not happen in the same manner, exerts diverse influences in different subjects, and even changes over time in one individual. The data also shows the complexity of the construct, since the existence of motivation does not mean that negative influences could not occur, as well as that negative influences can enhance a later motivational increase. In addition, it was noticed that motivation perceived by these students does not assure good outcomes in the subjects they were studying. This research can help in the comprehension of the motivational process as a dynamic system, and to understand that both students from extensive or intensive classes can be motivated, since motivation is an individual condition.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de
title Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
title_short Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
title_full Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
title_fullStr Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
title_full_unstemmed Percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
title_sort percepções dos alunos sobre sua própria (des) motivação: estudo comparativo em turmas dos cursos extensivo e intensivo de licenciatura em letras língua inglesa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2015
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6209
_version_ 1787147973152473088
score 11.653393