Dissertação

A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís

This study analyzes and characterizes the reading and rewriting productions of the genre argumentative letter of the students from the 4th EJA step of a school from the municipal educational system of São Luís, with a view to identifying skills and competencies in the use of discursive-argumentative...

ver descrição completa

Autor principal: SOARES, Rosangela Diniz
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8028
id ir-2011-8028
recordtype dspace
spelling ir-2011-80282018-02-21T16:13:58Z A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís SOARES, Rosangela Diniz MENDES, Leila Said Assef http://lattes.cnpq.br/6659267771631495 Língua portuguesa - Composição e exercícios Leitura - Ensino fundamental Língua portuguesa - Escrita Educação de Jovens e Adultos (EJA) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This study analyzes and characterizes the reading and rewriting productions of the genre argumentative letter of the students from the 4th EJA step of a school from the municipal educational system of São Luís, with a view to identifying skills and competencies in the use of discursive-argumentative resources in written production of the genre argumentative letter that these students have already developed, as well as the difficulties that deserve to be remedied. In this attempt, there’s a reflection about the socio-discursive and interactional conception that guides the study of the language, facing the discursive practices of verbal interaction, which only takes place in real situations of speech and writing and is materialized in the form of textual genres, especially those of argumentative bias. It presents also the concepts of text, gender and discourse from the perspective of Text Linguistics (LT), which sees them as action and not abstraction. Also in this socio-discursive perspective, the argumentation is effective as resource to access the citizenship, as it enables students of EJA questioning their social rights. And for the seizure of data that gave the chance of verification of the difficulties aforementioned, it was used questionnaires and analysis of the initial written production of students of two genders of argumentative bias. The results are revealing that students have difficulties related to the development of discursive-argumentative strategies of gender argumentative letter, but are competent in the capture of the point of view. It is made also a proposal for intervention in the form of a modular didactic sequence, aiming at the systematic work of specific difficulties identified in results. The results are revealing that students are competent in the capture of the point of view in opinion texts, but have difficulties related to the development of discursive-argumentative strategies of gender argumentative letter. It is made also a proposal for intervention in the form of a modular didactic sequence, aiming at the systematic work of specific difficulties identified in results. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Este trabalho analisa e caracteriza as produções de leitura e escrita do gênero carta argumentativa dos alunos da 4.ª etapa da EJA de uma escola da rede de ensino municipal de São Luís, com vistas à identificação de habilidades e competências que esses alunos já têm desenvolvidas, bem como as dificuldades que merecem ser sanadas quanto ao uso dos recursos discursivo-argumentativos na produção escrita do gênero carta argumentativa. Nesse intento, faz-se uma reflexão acerca da concepção sociodiscursiva e interacionista que norteia o estudo da língua, voltado para as práticas discursivas presentes na interação verbal, a qual só se efetua em situações reais de fala e de escrita e se materializa na forma de gêneros textuais, inclusive naqueles de viés argumentativo. Na sequência, apresentam-se as concepções de texto, gênero e discurso sob o foco da Linguística de Texto (LT), que os concebe como ação e não abstração, Marcuschi (2012). Ainda nessa perspectiva sociodiscursiva, a argumentação se efetiva como recurso de articulação à cidadania, já que possibilita aos alunos da EJA questionarem seus direitos sociais. E, para a produção dos dados que oportunizassem a verificação das dificuldades supramencionadas, utilizaram-se questionários e análise da produção escrita inicial dos alunos de dois gêneros de viés argumentativo: a carta argumentativa e a carta do leitor. Os dados são reveladores de que os alunos são competentes na percepção do ponto de vista em textos de opinião, mas têm dificuldades relacionadas ao desenvolvimento das estratégias discursivo-argumentativas do gênero carta argumentativa. Faz-se ainda uma proposta de intervenção sob a forma de uma sequência didática, objetivando o trabalho sistemático de dificuldades específicas apontadas nos dados. 2017-03-28T13:43:43Z 2017-03-28T13:43:43Z 2015-08-20 Dissertação SOARES, Rosangela Diniz. A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8028 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Língua portuguesa - Composição e exercícios
Leitura - Ensino fundamental
Língua portuguesa - Escrita
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Língua portuguesa - Composição e exercícios
Leitura - Ensino fundamental
Língua portuguesa - Escrita
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SOARES, Rosangela Diniz
A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís
topic_facet Língua portuguesa - Composição e exercícios
Leitura - Ensino fundamental
Língua portuguesa - Escrita
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This study analyzes and characterizes the reading and rewriting productions of the genre argumentative letter of the students from the 4th EJA step of a school from the municipal educational system of São Luís, with a view to identifying skills and competencies in the use of discursive-argumentative resources in written production of the genre argumentative letter that these students have already developed, as well as the difficulties that deserve to be remedied. In this attempt, there’s a reflection about the socio-discursive and interactional conception that guides the study of the language, facing the discursive practices of verbal interaction, which only takes place in real situations of speech and writing and is materialized in the form of textual genres, especially those of argumentative bias. It presents also the concepts of text, gender and discourse from the perspective of Text Linguistics (LT), which sees them as action and not abstraction. Also in this socio-discursive perspective, the argumentation is effective as resource to access the citizenship, as it enables students of EJA questioning their social rights. And for the seizure of data that gave the chance of verification of the difficulties aforementioned, it was used questionnaires and analysis of the initial written production of students of two genders of argumentative bias. The results are revealing that students have difficulties related to the development of discursive-argumentative strategies of gender argumentative letter, but are competent in the capture of the point of view. It is made also a proposal for intervention in the form of a modular didactic sequence, aiming at the systematic work of specific difficulties identified in results. The results are revealing that students are competent in the capture of the point of view in opinion texts, but have difficulties related to the development of discursive-argumentative strategies of gender argumentative letter. It is made also a proposal for intervention in the form of a modular didactic sequence, aiming at the systematic work of specific difficulties identified in results.
author_additional MENDES, Leila Said Assef
author_additionalStr MENDES, Leila Said Assef
format Dissertação
author SOARES, Rosangela Diniz
title A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís
title_short A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís
title_full A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís
title_fullStr A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís
title_full_unstemmed A argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da EJA de uma escola municipal de São Luís
title_sort argumentação em práticas de leitura e (re) escrita com alunos de 4.ª etapa da eja de uma escola municipal de são luís
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8028
_version_ 1787148922717732864
score 11.675608