Dissertação

Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau

In this studied it is presented the results of a research with 23 Mathematics teachers who attended postgraduation in Mathematics Didactics, about how to conceive the algebra and how to introduce the theme of Equations from the First Degree. The objective was to verify which characteristics of th...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Alex Bruno Carvalho dos
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8533
id ir-2011-8533
recordtype dspace
spelling ir-2011-85332017-10-16T13:14:46Z Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau SANTOS, Alex Bruno Carvalho dos NUNES, José Messildo Viana http://lattes.cnpq.br/5188612973174798 Matemática Álgebra Professores de matemática Didática Estudo e ensino Equação do primeiro grau CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA In this studied it is presented the results of a research with 23 Mathematics teachers who attended postgraduation in Mathematics Didactics, about how to conceive the algebra and how to introduce the theme of Equations from the First Degree. The objective was to verify which characteristics of the dominant epistemological model on teaching algebra are revealed in the conceptions of the teachers investigated. The key point of the research was: In which measures the establishment of a didactic system with characteristics of a Course of Study and Research interferes in the spontaneous epistemology of Mathematics teachers about teaching the equations of the first degree? The research was realized in 06 sessions in which it wasused a questionnaire with the subjects; recorded the socialization of his ideas about their conceptions of algebra and its teaching. To accomplish the sessions it was adopted as the methodological procedure Course of Study and Research. The results show, as the spontaneous epistemology teacher, the predominant view of algebra in the sense of operation with letters and numbers and generalizing patterns, which characterizes it as generalized arithmetic. In this sense, algebra is seen as an extension and generalization of arithmetic practices. In respect to the question of the research, it was found that the process of study permitted to the subjects consciousness of taking into account the epistemological aspects of teaching algebra, however, it was not seen significant changes in their spontaneous epistemology, after comparing their discourses at the beginning of the research by presenting their research at the end of praxeology. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com 23 professores de matematica, entao alunos da especializacao em Didatica da Matematica na Universidade Federal do Para, sobre suas concepcoes acerca da Algebra e seu ensino e como introduziam o tema Equacoes do Primeiro Grau em suas aulas no ensino basico. A principal fundamentacao foi a Teoria Antropologica do Didatico, a qual possibilitou a analise de modelos relativos ao ensino e aprendizagem de topicos de Algebra. Nosso objetivo foi verificar quais caracteristicas do modelo epistemologico dominante no ensino de Algebra sao reveladas nas concepcoes dos professores investigados. A questao norteadora de nossa pesquisa foi: Em que medida a constituicao de um sistema didatico com caracteristicas de um Percurso de Estudo e Pesquisa interfere na epistemologia espontanea de professores de matematica em formacao continuada sobre o ensino de Equacoes do Primeiro Grau? A coleta de dados para analise ocorreu em 06 sessoes nas quais desenvolvemos as seguintes atividades: aplicacao de um questionario; socializacao de ideias e concepcoes acerca de Algebra e seu ensino; estudo epistemologico do objeto Equacoes do Primeiro Grau; discussao sobre as concepcoes de Algebra segundo Usiskin; estudo sobre as caracteristicas da Algebra como aritmetica generalizada e; exposicao das praticas de sala de aula dos sujeitos investigados. Para realizarmos as sessoes adotamos como procedimento metodologico o Percurso de Estudo e Pesquisa. Os resultados revelaram, quanto a epistemologia espontanea do professor, o predominio da perspectiva da Algebra no sentido de operacao com letras e numeros bem como de generalizacao de padroes, o que a caracteriza como aritmetica generalizada. Neste sentido, a Algebra e vista como um prolongamento e generalizacao das praticas aritmeticas. No que diz respeito a questao de nossa pesquisa, percebemos que o processo de estudo possibilitou aos sujeitos a conscientizacao de se levar em conta os aspectos epistemologicos do ensino de Algebra, no entanto, nao vislumbramos mudancas significativas em sua epistemologia espontanea, comparando seus discursos no inicio da pesquisa com a apresentacao de sua praxeologia ao final da pesquisa. 2017-05-29T14:42:15Z 2017-05-29T14:42:15Z 2014-05-05 Dissertação SANTOS, Alex Bruno Carvalho dos. Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8533 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Matemática
Álgebra
Professores de matemática
Didática
Estudo e ensino
Equação do primeiro grau
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Álgebra
Professores de matemática
Didática
Estudo e ensino
Equação do primeiro grau
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SANTOS, Alex Bruno Carvalho dos
Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
topic_facet Matemática
Álgebra
Professores de matemática
Didática
Estudo e ensino
Equação do primeiro grau
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this studied it is presented the results of a research with 23 Mathematics teachers who attended postgraduation in Mathematics Didactics, about how to conceive the algebra and how to introduce the theme of Equations from the First Degree. The objective was to verify which characteristics of the dominant epistemological model on teaching algebra are revealed in the conceptions of the teachers investigated. The key point of the research was: In which measures the establishment of a didactic system with characteristics of a Course of Study and Research interferes in the spontaneous epistemology of Mathematics teachers about teaching the equations of the first degree? The research was realized in 06 sessions in which it wasused a questionnaire with the subjects; recorded the socialization of his ideas about their conceptions of algebra and its teaching. To accomplish the sessions it was adopted as the methodological procedure Course of Study and Research. The results show, as the spontaneous epistemology teacher, the predominant view of algebra in the sense of operation with letters and numbers and generalizing patterns, which characterizes it as generalized arithmetic. In this sense, algebra is seen as an extension and generalization of arithmetic practices. In respect to the question of the research, it was found that the process of study permitted to the subjects consciousness of taking into account the epistemological aspects of teaching algebra, however, it was not seen significant changes in their spontaneous epistemology, after comparing their discourses at the beginning of the research by presenting their research at the end of praxeology.
author_additional NUNES, José Messildo Viana
author_additionalStr NUNES, José Messildo Viana
format Dissertação
author SANTOS, Alex Bruno Carvalho dos
title Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
title_short Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
title_full Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
title_fullStr Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
title_full_unstemmed Investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
title_sort investigando epistemologias espontaneas de professores de matematica sobre o ensino de equacoes do primeiro grau
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8533
_version_ 1787149173361999872
score 11.653393