/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara
Comics is a language that uses textual and pictorial resources for production of meaning. More than just the sum of these resources, comics is a noteworthy hybrid with unique expressive features to production of discourse and statements. As a vehicle of cultural industry, but not only contained i...
Autor principal: | OLIVEIRA JUNIOR, Otoniel Lopes de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9369 |
id |
ir-2011-9369 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-93692018-02-15T12:44:45Z Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara OLIVEIRA JUNIOR, Otoniel Lopes de NEVES, Ivânia dos Santos http://lattes.cnpq.br/2648132192179863 Quadrinhos Etnografia Sociedades indígenas Tembé-Tenetehara CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comics is a language that uses textual and pictorial resources for production of meaning. More than just the sum of these resources, comics is a noteworthy hybrid with unique expressive features to production of discourse and statements. As a vehicle of cultural industry, but not only contained in it, the comic play a dual role, at the same time they act as mass media, it's also a language that through its conditions of its historical possibilities, provide the appearance of subjects knowledges. Historically, Brazilian indigenous societies undergo a process of adjustment to a homogeneous culture colonialism, be it historical, be it cultural, be it ethnic genocide. The representation of brazilian’s indigenous in materiality of the cultural industry is commonly marked by standardization of subjectivity and stereotyping images. Presenting the language of comics and their characteristics, this paper will examine, through archgeneological method if such subjective processes of indigenous peoples are present in a materiality clipping comic produced in the cultural industry. Also discuss the process of emergence of indigenous subjects knowledges by Tembe-Tenetehara's statements in comic language, made from workshops held in the Aldeia Sede as part of a participative field research presented here through a ethnography draw and comics. A linguagem dos quadrinhos utiliza recursos textuais e imagéticos para a produção de sentidos. Mais do que só a soma destes recursos, os quadrinhos são um híbrido singular com características expressivas únicas para a produção de discursos e enunciados. Como um veículo da indústria cultural, mas não apenas contido nela, os quadrinhos desempenham o papel duplo de, ao mesmo tempo em que agem como um meio de comunicação de massa, também são uma linguagem que, devido suas condições de possibilidades históricas, propiciam o aparecimento de saberes sujeitados. Historicamente, as sociedades indígenas brasileiras sofrem um processo de ajustamento a uma cultura homogênea colonialista, seja ela histórica, seja ela cultural, seja ela etnocida. A representação dos indígenas em materialidades da indústria cultural é comumente marcada pela uniformização de subjetividades e estereotipação de imagens. Ao apresentar a linguagem dos quadrinhos e suas características, este trabalho analisará, por meio do método arquegenealógico, se tais processos de subjetivação dos povos indígenas estão presentes em um recorte de materialidades em quadrinhos produzidas na indústria cultural. Também se discutirá o processo de aparecimento dos saberes sujeitados indígenas por meio da construção autoral Tembé-Tenetehara de enunciados em quadrinhos, feitos a partir de oficinas ministradas na Aldeia Sede Tenetehara como parte de uma pesquisa de campo participante apresentado aqui por meio de uma etnografia desenhada e em quadrinhos. 2018-01-16T14:41:04Z 2018-01-16T14:41:04Z 2016-03-31 Dissertação OLIVEIRA JUNIOR, Otoniel Lopes de. Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9369>. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9369 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Quadrinhos Etnografia Sociedades indígenas Tembé-Tenetehara CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
spellingShingle |
Quadrinhos Etnografia Sociedades indígenas Tembé-Tenetehara CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO OLIVEIRA JUNIOR, Otoniel Lopes de Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara |
topic_facet |
Quadrinhos Etnografia Sociedades indígenas Tembé-Tenetehara CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Comics is a language that uses textual and pictorial resources for production of meaning.
More than just the sum of these resources, comics is a noteworthy hybrid with unique
expressive features to production of discourse and statements. As a vehicle of cultural
industry, but not only contained in it, the comic play a dual role, at the same time they act as
mass media, it's also a language that through its conditions of its historical possibilities,
provide the appearance of subjects knowledges. Historically, Brazilian indigenous societies
undergo a process of adjustment to a homogeneous culture colonialism, be it historical, be it
cultural, be it ethnic genocide. The representation of brazilian’s indigenous in materiality of
the cultural industry is commonly marked by standardization of subjectivity and stereotyping
images. Presenting the language of comics and their characteristics, this paper will examine,
through archgeneological method if such subjective processes of indigenous peoples are
present in a materiality clipping comic produced in the cultural industry. Also discuss the
process of emergence of indigenous subjects knowledges by Tembe-Tenetehara's statements
in comic language, made from workshops held in the Aldeia Sede as part of a participative
field research presented here through a ethnography draw and comics. |
author_additional |
NEVES, Ivânia dos Santos |
author_additionalStr |
NEVES, Ivânia dos Santos |
format |
Dissertação |
author |
OLIVEIRA JUNIOR, Otoniel Lopes de |
title |
Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara |
title_short |
Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara |
title_full |
Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara |
title_fullStr |
Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara |
title_full_unstemmed |
Etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si Tembé-Tentetehara |
title_sort |
etnografia em quadrinhos: subjetividades e escrita de si tembé-tentetehara |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9369 |
_version_ |
1832602966064889856 |
score |
11.755432 |