Artigo

Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física

The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player socce...

ver descrição completa

Autor principal: SANTANA, Valdinei Matias
Outros Autores: SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
id oai:10.0.2.15:prefix-261
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-2612023-06-22T21:01:59Z Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física Adapted sports and inclusion in physical education classes SANTANA, Valdinei Matias SOARES, Evaldo Júlio Ferreira Educação física Inclusão Deficiência visual Esporte adaptado Educação profissional e tecnológica Physical education Inclusion Visual impairment Asport Professional and technological education CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments. O objetivo é verificar como a prática de esportes adaptados favorece a inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física (EF). É um estudo qualitativo realizado em 2019 no campus Tucuruí do IFPA em uma turma do ensino médio, onde foram desenvolvidas as modalidades de goalball e futebol de 5. As aulas foram estruturadas conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizou-se para a coleta de dados um questionário adaptado de Cunha (2013) e as respostas foram processadas e analisadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram reflexões positivas sobre a inclusão e que essas modalidades esportivas são inclusivas. Conclui-se que a prática de modalidades de esportes adaptados nas aulas de EF favorece na inclusão de pessoas com deficiência visual. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém 2022-09-28T14:46:57Z 2022-09-28T14:46:57Z 1991-04-06 Artigo de Periódico SANTANA, Valdinei Matias; SOARES, Evaldo Júlio Ferreira. Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 – 17, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261. Acesso em: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108 2447-1801 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261 por Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica Acesso aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil IFRN Disponível via e-mail: repositorio.tucurui@ifpa.edu.br
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
SANTANA, Valdinei Matias
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
topic_facet Educação física
Inclusão
Deficiência visual
Esporte adaptado
Educação profissional e tecnológica
Physical education
Inclusion
Visual impairment
Asport
Professional and technological education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The objective is to verify how the practice of adapted sports favors the inclusion of people with visual impairments in physical education (PE) classes. It is a qualitative study carried out in 2019 in the Tucuruí campus of the IFPA in a high school class, where goalball and a game of 5-player soccer were developed. The classes were structured according to Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004). A questionnaire adapted from Cunha (2013) was used for data collection and the responses were processed and analyzed by the IRAMUTEQ software. The results showed positive reflections about inclusion and that these sports are inclusive. We concluded that the practice of adapted sports modalities in PE classes favors the inclusion of people with visual impairments.
format Artigo
author SANTANA, Valdinei Matias
author2 SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
author2Str SOARES, Evaldo Júlio Ferreira
title Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_short Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_full Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_fullStr Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
title_sort esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/261
_version_ 1799147358425972736
score 11.755432