Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna

This paper aims to analyze the role of the school library in the teaching learning process, to understand the competences of the school librarian in this process, to talk about the mission of the school library, its infrastructure and about community participation in the library. Showing through the...

ver descrição completa

Autor principal: AIRES, Paulo de Tarso de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-101
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1012018-01-24T14:56:59Z A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna AIRES, Paulo de Tarso de Souza OLIVEIRA, Hamilton Vieira de http://lattes.cnpq.br/3172995771315859 Bibliotecas escolares Bibliotecário escolar Processo ensino-aprendizagem Escola Estadual de Ensino Médio Raymundo Martins Vianna CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA This paper aims to analyze the role of the school library in the teaching learning process, to understand the competences of the school librarian in this process, to talk about the mission of the school library, its infrastructure and about community participation in the library. Showing through the bibliography researched that the library and the school librarian are powerful instruments of pedagogical support. A case study was also carried out in the library of the Raymundo Martins Vianna School, in order to know about the participation of the library in the teaching-learning process, in which the participation of the library in the pedagogical school process was verified through educational projects aimed at Reinforce the content seen in the classroom, promote the habit of reading and train responsible citizens. Based on the researches, it concludes that the school library can participate actively in the teaching-learning process of the schools, provided that there is a joint work between the librarian and the school community so that the role of the library is enhanced. Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem, compreender as competências do bibliotecário escolar nesse processo, falar a respeito da missão da biblioteca escolar, de sua infraestrutura e sobre a participação da comunidade na biblioteca. Mostrando através da bibliografia pesquisada que a biblioteca e o bibliotecário escolar são poderosos instrumentos de apoio pedagógico. Também foi realizado um estudo de caso na biblioteca da escola Raymundo Martins Vianna, com o objetivo de saber a respeito da participação da biblioteca no processo ensino-aprendizagem, no qual foi constatado a participação da biblioteca no processo pedagógico escolar através de projetos educativos que visam reforçar o conteúdo visto em sala de aula, promover o hábito da leitura e formar cidadãos responsáveis. Com base nas pesquisas conclui que a biblioteca escolar pode sim participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem das escolas, desde que haja o trabalho conjunto entre o bibliotecário e a comunidade escolar para que o papel da biblioteca seja potencializado. 2017-09-13T13:54:41Z 2017-09-13T13:54:41Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação AIRES, Paulo de Tarso de Souza. A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Bibliotecas escolares
Bibliotecário escolar
Processo ensino-aprendizagem
Escola Estadual de Ensino Médio Raymundo Martins Vianna
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Bibliotecas escolares
Bibliotecário escolar
Processo ensino-aprendizagem
Escola Estadual de Ensino Médio Raymundo Martins Vianna
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
AIRES, Paulo de Tarso de Souza
A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
topic_facet Bibliotecas escolares
Bibliotecário escolar
Processo ensino-aprendizagem
Escola Estadual de Ensino Médio Raymundo Martins Vianna
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description This paper aims to analyze the role of the school library in the teaching learning process, to understand the competences of the school librarian in this process, to talk about the mission of the school library, its infrastructure and about community participation in the library. Showing through the bibliography researched that the library and the school librarian are powerful instruments of pedagogical support. A case study was also carried out in the library of the Raymundo Martins Vianna School, in order to know about the participation of the library in the teaching-learning process, in which the participation of the library in the pedagogical school process was verified through educational projects aimed at Reinforce the content seen in the classroom, promote the habit of reading and train responsible citizens. Based on the researches, it concludes that the school library can participate actively in the teaching-learning process of the schools, provided that there is a joint work between the librarian and the school community so that the role of the library is enhanced.
author_additional OLIVEIRA, Hamilton Vieira de
author_additionalStr OLIVEIRA, Hamilton Vieira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author AIRES, Paulo de Tarso de Souza
title A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
title_short A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
title_full A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
title_fullStr A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
title_full_unstemmed A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
title_sort biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da e.e.e.m. raymundo martins vianna
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101
_version_ 1787154470998638592
score 11.753735