Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa

This present work carried out a field study of education, a Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida, in the municipality of Novo Repartimento (PA). The purpose of this study was to analyze the importance of family participation without school context. For an evaluation of this work, a field...

ver descrição completa

Autor principal: SANTANA, Jurdilene da Luz
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1082
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1082
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10822023-05-19T14:13:29Z Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa SANTANA, Jurdilene da Luz OLIVO, Gerson Dias http://lattes.cnpq.br/1800155355400254 Familia Escola Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This present work carried out a field study of education, a Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida, in the municipality of Novo Repartimento (PA). The purpose of this study was to analyze the importance of family participation without school context. For an evaluation of this work, a field observation and data collection were conducted in the form of interviews, where parents and teachers could express their opinions about the participation of the family in the school. A school survey of pupils' school attendance, participation in school, a family relationship with a school, a family form, participates in their children's school education, as well as country views on the importance. of the family. The results show that parents and teachers share the same interest in achieving a greater exchange between family and school, in the end stores most of the parts for which they are a portion. Este presente trabalho realizou um estudo de campo na instituição de ensino fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida, no município de Novo Repartimento (PA). A finalidade deste estudo foi analisar a importância da participação da família no contexto escolar. Para a avaliação deste trabalho, foram realizadas uma observação de campo e coleta de dados em forma de entrevista, onde pais e professores puderam expressar suas opiniões a respeito da participação da família na escola. A pesquisa averiguou a existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, a relação da família com a escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família. Os resultados demostram que pais e professores compartilham do mesmo interesse de alcançar uma troca maior entre família e escola, no entanto falta uma cooperação maior entre as partes para que essa parceria aconteça. 2019-02-26T16:30:56Z 2019-02-26T16:30:56Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTANA, Jurdilene da Luz. Família-escola: um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento PA. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018 Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1082. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1082 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Familia
Escola
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Familia
Escola
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTANA, Jurdilene da Luz
Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
topic_facet Familia
Escola
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This present work carried out a field study of education, a Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida, in the municipality of Novo Repartimento (PA). The purpose of this study was to analyze the importance of family participation without school context. For an evaluation of this work, a field observation and data collection were conducted in the form of interviews, where parents and teachers could express their opinions about the participation of the family in the school. A school survey of pupils' school attendance, participation in school, a family relationship with a school, a family form, participates in their children's school education, as well as country views on the importance. of the family. The results show that parents and teachers share the same interest in achieving a greater exchange between family and school, in the end stores most of the parts for which they are a portion.
author_additional OLIVO, Gerson Dias
author_additionalStr OLIVO, Gerson Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTANA, Jurdilene da Luz
title Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
title_short Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
title_full Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
title_fullStr Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
title_full_unstemmed Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
title_sort família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da emef waldir ribeiro de almeida em novo repartimento pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1082
_version_ 1787154658669625344
score 11.753735