/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores
A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto suj...
Autor principal: | BARROS, Jaquiele de Aquino |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1206 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12062019-03-16T03:00:31Z Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores BARROS, Jaquiele de Aquino CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 Educação infantil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto sujeito social e crítico. Neste viés, pretende-se fazer uma releitura de um dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico nas instituições de Ensino Infantil: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, tendo como base, entrevistas semiestruturadas com três docentes da escola “Arco-Íris do Saber”, situada no município de Ipixuna do Pará. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa de estudo de caso. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Andrade (2010); Brasil (2010); Freire (1982); Kramer (1993), Leite e Carvalho (2017). Nessa perspectiva, os resultados mostram que as educadoras desenvolvem pedagogicamente ações e atividades potencializadas pelos princípios norteadores. Evidencia-se, assim, que as problemáticas mais frequentes na instituição dizem respeito ao espaço físico e a carência de materiais pedagógicos que contemplem o público da educação infantil. E, que as professoras entrevistadas não dominam os aportes teóricos abordados sob o viés dos princípios norteadores, no entanto, suas práticas cotidianas condizem com os ideais de tais princípios. Conclui-se que, apesar das problemáticas frequentes na instituição, o principal incentivo ao trabalho diário com crianças, está relacionado aos sentimentos que envolvem os cuidados e o ensino diário com as crianças. O amor/afeto sem dúvidas é o grande motivo pelo qual sustenta a prática educativa na escola “Arco-Íris do Saber”, um amor competente, compromissado e carregado de comprometimento com o conhecimento infantil. 2019-03-15T20:41:27Z 2019-03-15T20:41:27Z 2018-11-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARROS, Jaquiele de Aquino. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação infantil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação infantil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS BARROS, Jaquiele de Aquino Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores |
topic_facet |
Educação infantil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é
sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de
maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos,
sociais; bem como sua formação plena enquanto sujeito social e crítico. Neste viés,
pretende-se fazer uma releitura de um dos documentos que norteiam o trabalho
pedagógico nas instituições de Ensino Infantil: as Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo,
tendo como base, entrevistas semiestruturadas com três docentes da escola “Arco-Íris do
Saber”, situada no município de Ipixuna do Pará. O estudo fundamentou-se em uma
abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa
de estudo de caso. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os
estudos desenvolvidos por Andrade (2010); Brasil (2010); Freire (1982); Kramer
(1993), Leite e Carvalho (2017). Nessa perspectiva, os resultados mostram que as
educadoras desenvolvem pedagogicamente ações e atividades potencializadas pelos
princípios norteadores. Evidencia-se, assim, que as problemáticas mais frequentes na
instituição dizem respeito ao espaço físico e a carência de materiais pedagógicos que
contemplem o público da educação infantil. E, que as professoras entrevistadas não
dominam os aportes teóricos abordados sob o viés dos princípios norteadores, no
entanto, suas práticas cotidianas condizem com os ideais de tais princípios. Conclui-se
que, apesar das problemáticas frequentes na instituição, o principal incentivo ao
trabalho diário com crianças, está relacionado aos sentimentos que envolvem os
cuidados e o ensino diário com as crianças. O amor/afeto sem dúvidas é o grande
motivo pelo qual sustenta a prática educativa na escola “Arco-Íris do Saber”, um amor
competente, compromissado e carregado de comprometimento com o conhecimento
infantil. |
author_additional |
CUNHA, Débora Alfaia da |
author_additionalStr |
CUNHA, Débora Alfaia da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BARROS, Jaquiele de Aquino |
title |
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores |
title_short |
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores |
title_full |
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores |
title_fullStr |
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores |
title_full_unstemmed |
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores |
title_sort |
diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na escola municipal de ensino infantil “arco-Íris do saber” pelo viés dos princípios norteadores |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206 |
_version_ |
1787154668463325184 |
score |
11.753735 |