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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos
Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente...
Autor principal: | MACHADO, Estefany Gomes |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1226 |
Resumo: |
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Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da
pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria
dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa
adulta/idosa. A participação da família somente é discutida quando se trata de cuidar
da saúde da pessoa idosa e não perpassa pelo âmbito educacional. Diante deste
contexto esta pesquisa tem por objetivo investigar as ações que caracterizam a
participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa, bem como os contributos
da presença e/ou ausência. Pesquisa de abordagem qualitativa (DESLANDES, 2009)
realizada no âmbito do Programa de Extensão Grupo de Educação na Terceira IdadeGETI, da Universidade Federal do Pará- UFPA, no Campus Universitário de Castanhal,
no ano 2018, tendo como participantes cinco (05) educandas adultas/idosas da
Educação de Jovens e Adultos- EJA. Os autores que contribuíram para referenciar as
discussões foram: Marques (2011); Arroyo (2017; 2005); Vasconcelos e Brito (2012);
Freire (2014); Mesquita (2009); Palorin (2016); Young (2007); Bordenave (1994)
dentre outros. Os resultados evidenciaram que a participação familiar na educação da
pessoa adulta/idosa acontecia no Programa GETI, a qual tem aspectos positivos,
podendo ser descritos os seguintes: atitudes de apoio a pessoa adulta/idosa, incentivo
por meio de diálogo, respeito a autonomia, o auxílio na resolução de atividades
escolares, bem como a participação na instituição de ensino investigada.
Evidenciamos também, aspectos negativos tais como: a reprovação e incompreensão
da prática de estudar da pessoa adulta/idosa; tratamento da pessoa adulta/idosa
como hóspede da residência, bem como a aproximação do processo educacional pela
família apenas por curiosidade momentânea. Aspectos esses que influenciam na
autoestima e na baixa estima da pessoa adulta/idosa. Identificamos ainda na
investigação, a confiança da pessoa adulta/idosa em superar desafios inerentes ao
processo educacional, e fato que, consequentemente, favorece a vida da pessoa
adulta/idosa na sociedade. |