/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos
Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente...
Autor principal: | MACHADO, Estefany Gomes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1226 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1226 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12262019-03-22T03:00:36Z Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos MACHADO, Estefany Gomes NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Educação de adultos Idosos - Educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente é discutida quando se trata de cuidar da saúde da pessoa idosa e não perpassa pelo âmbito educacional. Diante deste contexto esta pesquisa tem por objetivo investigar as ações que caracterizam a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa, bem como os contributos da presença e/ou ausência. Pesquisa de abordagem qualitativa (DESLANDES, 2009) realizada no âmbito do Programa de Extensão Grupo de Educação na Terceira IdadeGETI, da Universidade Federal do Pará- UFPA, no Campus Universitário de Castanhal, no ano 2018, tendo como participantes cinco (05) educandas adultas/idosas da Educação de Jovens e Adultos- EJA. Os autores que contribuíram para referenciar as discussões foram: Marques (2011); Arroyo (2017; 2005); Vasconcelos e Brito (2012); Freire (2014); Mesquita (2009); Palorin (2016); Young (2007); Bordenave (1994) dentre outros. Os resultados evidenciaram que a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa acontecia no Programa GETI, a qual tem aspectos positivos, podendo ser descritos os seguintes: atitudes de apoio a pessoa adulta/idosa, incentivo por meio de diálogo, respeito a autonomia, o auxílio na resolução de atividades escolares, bem como a participação na instituição de ensino investigada. Evidenciamos também, aspectos negativos tais como: a reprovação e incompreensão da prática de estudar da pessoa adulta/idosa; tratamento da pessoa adulta/idosa como hóspede da residência, bem como a aproximação do processo educacional pela família apenas por curiosidade momentânea. Aspectos esses que influenciam na autoestima e na baixa estima da pessoa adulta/idosa. Identificamos ainda na investigação, a confiança da pessoa adulta/idosa em superar desafios inerentes ao processo educacional, e fato que, consequentemente, favorece a vida da pessoa adulta/idosa na sociedade. 2019-03-21T18:50:15Z 2019-03-21T18:50:15Z 2018-08-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACHADO, Estefany Gomes. Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal: participação familiar e seus contributos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1226. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1226 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação de adultos Idosos - Educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação de adultos Idosos - Educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS MACHADO, Estefany Gomes Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos |
topic_facet |
Educação de adultos Idosos - Educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da
pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria
dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa
adulta/idosa. A participação da família somente é discutida quando se trata de cuidar
da saúde da pessoa idosa e não perpassa pelo âmbito educacional. Diante deste
contexto esta pesquisa tem por objetivo investigar as ações que caracterizam a
participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa, bem como os contributos
da presença e/ou ausência. Pesquisa de abordagem qualitativa (DESLANDES, 2009)
realizada no âmbito do Programa de Extensão Grupo de Educação na Terceira IdadeGETI, da Universidade Federal do Pará- UFPA, no Campus Universitário de Castanhal,
no ano 2018, tendo como participantes cinco (05) educandas adultas/idosas da
Educação de Jovens e Adultos- EJA. Os autores que contribuíram para referenciar as
discussões foram: Marques (2011); Arroyo (2017; 2005); Vasconcelos e Brito (2012);
Freire (2014); Mesquita (2009); Palorin (2016); Young (2007); Bordenave (1994)
dentre outros. Os resultados evidenciaram que a participação familiar na educação da
pessoa adulta/idosa acontecia no Programa GETI, a qual tem aspectos positivos,
podendo ser descritos os seguintes: atitudes de apoio a pessoa adulta/idosa, incentivo
por meio de diálogo, respeito a autonomia, o auxílio na resolução de atividades
escolares, bem como a participação na instituição de ensino investigada.
Evidenciamos também, aspectos negativos tais como: a reprovação e incompreensão
da prática de estudar da pessoa adulta/idosa; tratamento da pessoa adulta/idosa
como hóspede da residência, bem como a aproximação do processo educacional pela
família apenas por curiosidade momentânea. Aspectos esses que influenciam na
autoestima e na baixa estima da pessoa adulta/idosa. Identificamos ainda na
investigação, a confiança da pessoa adulta/idosa em superar desafios inerentes ao
processo educacional, e fato que, consequentemente, favorece a vida da pessoa
adulta/idosa na sociedade. |
author_additional |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
author_additionalStr |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MACHADO, Estefany Gomes |
title |
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos |
title_short |
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos |
title_full |
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos |
title_fullStr |
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos |
title_full_unstemmed |
Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos |
title_sort |
educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no programa geti/ufpa castanhal : participação familiar e seus contributos |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1226 |
_version_ |
1787154670537408512 |
score |
11.687526 |