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Artigo
As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de...
Autor principal: | MACHADO, Estefany Caroline Ferreira |
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Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5378 |
Resumo: |
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O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão
universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas
Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações
pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de conversa sobre as histórias de vida,
visando desenvolver atividades de escutas, reflexões como parte constitutivas do
processo de escolarização de pessoas adultas, idosas no âmbito do Programa Grupo de
Educação na Terceira Idade, com participação de docentes, monitores, graduandas/os
em formação, coordenadoras, corpo técnico-administrativo, convidados. A formação
planejada ocorria a partir de dois encontros mensais, um direcionado para escuta, e
outro para apresentação aos participantes das reflexões, em conexão com as histórias
de vida das pessoas, realizados on line por conta da pandemia. O trabalho tinha como
fundamento teórico, a Educação Popular, a Pedagogia do Oprimido, Freire, (1987), na
qual o processo formativo é forjado na perspectiva da emancipação humana. Nesse
sentido, a partir da interface com as histórias de vida, os resultados apontavam na
perspectiva de compreender criticamente, criativamente os processos e itinerários
formativos; construídos nas vivências individuais, coletivas, em contextos
diversificados, possibilitando às pessoas de grupos sociais vulneráveis, a capacidade
de dizer a sua palavra sobre seus processos de vir a ser; de inacabamento humano, de
sua educabilidade humana, especialmente as mulheres adultas, idosas. Concluímos
reafirmando o compromisso da Extensão Universitária com a inclusão, participação de
pessoas adultas, idosas oriundas de comunidades menos favorecidas ao promover o
desenvolvimento de escutas, reflexões capazes de contribuir com o processo de
escolarização na perspectiva da educação pública, democrática, popular, gratuita,
laica, inclusiva, de qualidade social, referenciada como direito humano basilar para
pessoas adultas, idosas/velhas da Amazônia Paraense. A pandemia limitou as ações do
Projeto. |