Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos

Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente...

ver descrição completa

Autor principal: MACHADO, Estefany Gomes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1226
Resumo:
Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente é discutida quando se trata de cuidar da saúde da pessoa idosa e não perpassa pelo âmbito educacional. Diante deste contexto esta pesquisa tem por objetivo investigar as ações que caracterizam a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa, bem como os contributos da presença e/ou ausência. Pesquisa de abordagem qualitativa (DESLANDES, 2009) realizada no âmbito do Programa de Extensão Grupo de Educação na Terceira IdadeGETI, da Universidade Federal do Pará- UFPA, no Campus Universitário de Castanhal, no ano 2018, tendo como participantes cinco (05) educandas adultas/idosas da Educação de Jovens e Adultos- EJA. Os autores que contribuíram para referenciar as discussões foram: Marques (2011); Arroyo (2017; 2005); Vasconcelos e Brito (2012); Freire (2014); Mesquita (2009); Palorin (2016); Young (2007); Bordenave (1994) dentre outros. Os resultados evidenciaram que a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa acontecia no Programa GETI, a qual tem aspectos positivos, podendo ser descritos os seguintes: atitudes de apoio a pessoa adulta/idosa, incentivo por meio de diálogo, respeito a autonomia, o auxílio na resolução de atividades escolares, bem como a participação na instituição de ensino investigada. Evidenciamos também, aspectos negativos tais como: a reprovação e incompreensão da prática de estudar da pessoa adulta/idosa; tratamento da pessoa adulta/idosa como hóspede da residência, bem como a aproximação do processo educacional pela família apenas por curiosidade momentânea. Aspectos esses que influenciam na autoestima e na baixa estima da pessoa adulta/idosa. Identificamos ainda na investigação, a confiança da pessoa adulta/idosa em superar desafios inerentes ao processo educacional, e fato que, consequentemente, favorece a vida da pessoa adulta/idosa na sociedade.