Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal

O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal,...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Rozivane Pinho dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1229
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12292019-03-22T03:00:32Z Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal SANTOS, Rozivane Pinho dos ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia. 2019-03-21T19:49:17Z 2019-03-21T19:49:17Z 2018-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rozivane Pinho dos. Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
PARFOR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
PARFOR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SANTOS, Rozivane Pinho dos
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
topic_facet Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
PARFOR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Rozivane Pinho dos
title Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
title_short Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
title_full Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
title_fullStr Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
title_full_unstemmed Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
title_sort incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da ufpa: uma leitura acerca do parfor pedagogia castanhal
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229
_version_ 1787154670977810432
score 11.753735