/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal,...
Autor principal: | SANTOS, Rozivane Pinho dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1229 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12292019-03-22T03:00:32Z Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal SANTOS, Rozivane Pinho dos ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia. 2019-03-21T19:49:17Z 2019-03-21T19:49:17Z 2018-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rozivane Pinho dos. Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SANTOS, Rozivane Pinho dos Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal |
topic_facet |
Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de
formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR
enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando
como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA
Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os
discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR,
instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um
trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como
referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR
(2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES),
entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na
experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos
que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre
esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso,
melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um
novo olhar acerca do Curso de Pedagogia. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Rozivane Pinho dos |
title |
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal |
title_short |
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal |
title_full |
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal |
title_fullStr |
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal |
title_full_unstemmed |
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal |
title_sort |
incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da ufpa: uma leitura acerca do parfor pedagogia castanhal |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229 |
_version_ |
1787154670977810432 |
score |
11.753735 |