Artigo

Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores?

Este artigo apresenta o ensino da língua portuguesa nas escolas de ensino fundamental na perspectiva no letramento como possibilidade de uma prática pedagógica eficiente. Como profissionais da educação, precisamos refletir sobre nossa prática e nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Po...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Maria Izabel Farias
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1512
Resumo:
Este artigo apresenta o ensino da língua portuguesa nas escolas de ensino fundamental na perspectiva no letramento como possibilidade de uma prática pedagógica eficiente. Como profissionais da educação, precisamos refletir sobre nossa prática e nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Porque viver em sociedade se torna cada vez mais complexo e desafiador, não cabe um ensino fragmentado e alienante, mas uma prática para formação de seres autônomos, críticos e criativos. Assim, portanto, cabe a nós, professores da educação básica, buscar compreender melhor esse processo a partir dos estudos acadêmicos disponíveis e, dessa forma, propor possibilidades de desenvolver em nossas escolas uma prática reflexiva e consciente para um melhor desempenho no processo de aprendizagem da língua como instrumento de interação social na formação de nossos alunos.