/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores?
Este artigo apresenta o ensino da língua portuguesa nas escolas de ensino fundamental na perspectiva no letramento como possibilidade de uma prática pedagógica eficiente. Como profissionais da educação, precisamos refletir sobre nossa prática e nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Po...
Autor principal: | LIMA, Maria Izabel Farias |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1512 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1512 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-15122019-11-28T18:27:49Z Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? LIMA, Maria Izabel Farias SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Letramento Prática pedagógica Língua portuguesa - Estudo e Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo apresenta o ensino da língua portuguesa nas escolas de ensino fundamental na perspectiva no letramento como possibilidade de uma prática pedagógica eficiente. Como profissionais da educação, precisamos refletir sobre nossa prática e nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Porque viver em sociedade se torna cada vez mais complexo e desafiador, não cabe um ensino fragmentado e alienante, mas uma prática para formação de seres autônomos, críticos e criativos. Assim, portanto, cabe a nós, professores da educação básica, buscar compreender melhor esse processo a partir dos estudos acadêmicos disponíveis e, dessa forma, propor possibilidades de desenvolver em nossas escolas uma prática reflexiva e consciente para um melhor desempenho no processo de aprendizagem da língua como instrumento de interação social na formação de nossos alunos. 2019-06-13T13:36:06Z 2019-06-13T13:36:06Z 2019-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, Maria Izabel Farias. Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1512. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1512 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Letramento Prática pedagógica Língua portuguesa - Estudo e Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Letramento Prática pedagógica Língua portuguesa - Estudo e Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO LIMA, Maria Izabel Farias Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
topic_facet |
Letramento Prática pedagógica Língua portuguesa - Estudo e Ensino Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este artigo apresenta o ensino da língua portuguesa nas escolas de ensino fundamental na perspectiva no letramento como possibilidade de uma prática pedagógica eficiente. Como profissionais da educação, precisamos refletir sobre nossa prática e nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Porque viver em sociedade se torna cada vez mais complexo e desafiador, não cabe um ensino fragmentado e alienante, mas uma prática para formação de seres autônomos, críticos e criativos.
Assim, portanto, cabe a nós, professores da educação básica, buscar compreender melhor esse processo a partir dos estudos acadêmicos disponíveis e, dessa forma, propor possibilidades de desenvolver em nossas escolas uma prática reflexiva e consciente para um melhor desempenho no processo de aprendizagem da língua como instrumento de interação social na formação de nossos alunos. |
author_additional |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
author_additionalStr |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de |
format |
Artigo |
author |
LIMA, Maria Izabel Farias |
title |
Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
title_short |
Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
title_full |
Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
title_fullStr |
Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
title_full_unstemmed |
Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
title_sort |
letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores? |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1512 |
_version_ |
1787154784062537728 |
score |
11.753896 |