Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA

Deficiency has existed since ancient history, and over time its concepts and forms of acceptance have undergone several changes. At present there are several laws that promote conditions of equality and social inclusion for the disabled person. Vision impairment involves low vision and blindness and...

ver descrição completa

Autor principal: TAVARES, Vilson Guedes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1654
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1654
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-16542019-08-23T17:36:43Z A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA TAVARES, Vilson Guedes SILVA, Rafael Oliveira da Alunos deficientes visuais Inclusão escolar Escolas municipais Educação física Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Deficiency has existed since ancient history, and over time its concepts and forms of acceptance have undergone several changes. At present there are several laws that promote conditions of equality and social inclusion for the disabled person. Vision impairment involves low vision and blindness and can be classified as mild, moderate, severe or profound and its causes may be diverse, but do visually impaired students experience difficulties in attending physical education classes? The present study is characterized as qualitative and sought to analyze the inclusion of students with visual impairment in the physical education classes of the municipal schools of Castanhal-PA, through their own conceptions of inclusion. Four students with visual impairment participated, two male and two female, between the ages of 13 and 18, attending elementary school. A questionnaire was applied with 14 questions where responses were recorded through a cellular device. Students link inclusion with their participation in classes and although they feel included, they suggest changes and adaptations so that they can have quality classes and, consequently, have a better school performance. A deficiência existe desde a história antiga e com o passar do tempo seus conceitos e formas de aceitação sofreram diversas mudanças. Na atualidade existem leis que promovem condições de igualdade e inclusão social a pessoa com deficiência. A deficiência visual abrange baixa visão e cegueira, que pode ser classificada como leve, moderada, severa ou profunda e suas causas podem ser variadas. Neste contexto, os alunos com deficiência visual sentem dificuldades em participar das aulas de educação física? O presente estudo caracteriza-se como qualitativo e buscou analisar a inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de educação física das escolas municipais de Castanhal-PA, através de suas próprias concepções de inclusão. Participaram do estudo quatro alunos com deficiência visual, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idade entre 13 e 18 anos, cursando o ensino fundamental. Foi aplicado um questionário com 14 questões onde as respostas foram gravadas através de um aparelho celular. Os alunos vinculam a inclusão com suas participações nas aulas e apesar de sentirem-se inclusos, os mesmos sugerem mudanças e adaptações para que possam ter aulas de qualidade e consequentemente, ter um melhor desempenho escolar. 2019-08-14T20:06:39Z 2019-08-14T20:06:39Z 2019-06-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TAVARES, Vilson Guedes. A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1654. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1654 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alunos deficientes visuais
Inclusão escolar
Escolas municipais
Educação física
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alunos deficientes visuais
Inclusão escolar
Escolas municipais
Educação física
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
TAVARES, Vilson Guedes
A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
topic_facet Alunos deficientes visuais
Inclusão escolar
Escolas municipais
Educação física
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Deficiency has existed since ancient history, and over time its concepts and forms of acceptance have undergone several changes. At present there are several laws that promote conditions of equality and social inclusion for the disabled person. Vision impairment involves low vision and blindness and can be classified as mild, moderate, severe or profound and its causes may be diverse, but do visually impaired students experience difficulties in attending physical education classes? The present study is characterized as qualitative and sought to analyze the inclusion of students with visual impairment in the physical education classes of the municipal schools of Castanhal-PA, through their own conceptions of inclusion. Four students with visual impairment participated, two male and two female, between the ages of 13 and 18, attending elementary school. A questionnaire was applied with 14 questions where responses were recorded through a cellular device. Students link inclusion with their participation in classes and although they feel included, they suggest changes and adaptations so that they can have quality classes and, consequently, have a better school performance.
author_additional SILVA, Rafael Oliveira da
author_additionalStr SILVA, Rafael Oliveira da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TAVARES, Vilson Guedes
title A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
title_short A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
title_full A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
title_fullStr A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
title_full_unstemmed A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
title_sort inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de castanhal-pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1654
_version_ 1787154797463339008
score 11.753735