Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA

this work deals with an investigation on the subject Environmental Education in Public School: a case study in the Elementary School Admiral Renato Guillobel, where it was possible to identify the actions of the education program at a public school in relation to environmental education, seeking a v...

ver descrição completa

Autor principal: MELO, Maria Izanete Pantoja de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1890
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1890
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-18902019-11-05T03:00:42Z Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA MELO, Maria Izanete Pantoja de ASSIS, José Fernando Pina http://lattes.cnpq.br/7791019081246270 Educação ambiental Escola pública Preservação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA this work deals with an investigation on the subject Environmental Education in Public School: a case study in the Elementary School Admiral Renato Guillobel, where it was possible to identify the actions of the education program at a public school in relation to environmental education, seeking a virtuous circle to gain knowledge and educational transformation in order to preserve the environment. Theoretical support literature search of descriptive research on the history and concepts about the environment, and their general problem was mainly carried out in relation to waste. The case study drew methodologically conducting informal interviews and filling out questionnaires with mixed questions for each ten 22 students (twenty-two) students in the 6th grade of elementary school, and a cycle of three lectures on the problem of waste, through which we attempted to analyze the experience and knowledge of the students on the subject, extracting the final result from the answers provided. Comparisons between what should be a clean educational space and demarcation of alternatives to build a pedagogical practice that involves the overall formation of the subject with emphasis on preservation of the environment in which they were made. Despite favoring environmental education in the school environment, also made a brief analysis on Environmental Education in the urban environment. Este trabalho trata de uma investigação a respeito do tema Educação Ambiental na Escola Pública: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, onde foi possível identificar as ações do projeto pedagógico de uma escola pública com relação à Educação Ambiental, buscando um círculo virtuoso que visa o conhecimento e transformação educativa com o intuito de preservar o meio ambiente. Como suporte teórico foi realizada pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, sobre o histórico e concepções acerca de meio ambiente, suas generalidades e problemáticas, principalmente em relação ao lixo. O estudo de caso valeu-se metodologicamente da realização de entrevistas informais e preenchimento de questionários com perguntas mistas para cada 22 (vinte e dois) alunos do 6º ano do ensino fundamental, além de um ciclo de três palestras sobre a problemática do lixo, através do qual buscou-se analisar a vivência e o conhecimento dos alunos sobre o tema, extraindo o resultado final a partir das respostas fornecidas. Foram feitas comparações entre o que deve ser um espaço educativo limpo e a delimitação de alternativas para se construir uma prática pedagógica que envolva a formação global do sujeito com ênfase na preservação do meio ambiente em que atua. A despeito de privilegiar a Educação Ambiental no ambiente escolar, fez-se também uma breve análise sobre a Educação Ambiental no meio ambiente urbano. 2019-09-02T14:55:32Z 2019-09-02T14:55:32Z 2014-02-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização MELO, Maria Izanete Pantoja de. Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel. Orientador: José Fernando Pina Assis. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1890. Acesso : . http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1890 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação ambiental
Escola pública
Preservação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
spellingShingle Educação ambiental
Escola pública
Preservação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
MELO, Maria Izanete Pantoja de
Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
topic_facet Educação ambiental
Escola pública
Preservação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description this work deals with an investigation on the subject Environmental Education in Public School: a case study in the Elementary School Admiral Renato Guillobel, where it was possible to identify the actions of the education program at a public school in relation to environmental education, seeking a virtuous circle to gain knowledge and educational transformation in order to preserve the environment. Theoretical support literature search of descriptive research on the history and concepts about the environment, and their general problem was mainly carried out in relation to waste. The case study drew methodologically conducting informal interviews and filling out questionnaires with mixed questions for each ten 22 students (twenty-two) students in the 6th grade of elementary school, and a cycle of three lectures on the problem of waste, through which we attempted to analyze the experience and knowledge of the students on the subject, extracting the final result from the answers provided. Comparisons between what should be a clean educational space and demarcation of alternatives to build a pedagogical practice that involves the overall formation of the subject with emphasis on preservation of the environment in which they were made. Despite favoring environmental education in the school environment, also made a brief analysis on Environmental Education in the urban environment.
author_additional ASSIS, José Fernando Pina
author_additionalStr ASSIS, José Fernando Pina
format Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
author MELO, Maria Izanete Pantoja de
title Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
title_short Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
title_full Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
title_fullStr Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
title_full_unstemmed Educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Almirante Renato Guillobel, Belém PA
title_sort educação ambiental na escola pública assimilando o aprendizado a partir de novas práticas sociais e culturais: estudo de caso na escola de ensino fundamental almirante renato guillobel, belém pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1890
_version_ 1787154731479597056
score 11.687526