Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA

Numa época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docen...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Maria Aline da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/480
Resumo:
Numa época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas, com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é abordagem que faz o uso da contextualização, o que é um fator importante devido à realidade encontrada.