Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem

The present work aims to reflect on the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, highlighting the need to bring to the school environment a pleasant coexistence among all those involved in it, contributing to the integral formation of the child. In this work we wi...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Hudson Pantoja da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2497
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24972021-07-06T18:11:03Z Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem SILVA, Hudson Pantoja da SILVA, Dedival Brandão da http://lattes.cnpq.br/2843515711368703 Educação infantil Afetividade Aprendizagem Ação pedagógica Child education Affectivity Learning Pedagogical action CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The present work aims to reflect on the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, highlighting the need to bring to the school environment a pleasant coexistence among all those involved in it, contributing to the integral formation of the child. In this work we will use some conceptions of affectivity and some considerations about Early Childhood Education. As a theoretical basis, we rely on some theorists related to the subject, such as Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis and Oliveira (1994), Cazaux (1995), among others. This is a qualitative study conducted through field observations and interviews with the research participants. The results of the study showed that: 1- Although there are teachers who are committed to teaching beyond the transmission of scientific knowledge and who consider cultural and regional knowledge to be important, there is still much to be developed in relation to this bias educational. 2- There is no denying the connection between affectivity and learning, because in school the child relates emotionally to all the individuals who are part of the teaching / learning system, which leads us to reflect on the need to to rescue this theme in pedagogical action as a facilitator of the teaching-learning process. 3- Even with all the problems that this study verified, it can be affirmed that it is possible to establish good relations between teacher-student, school-community and studentstudent. O presente trabalho visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos, contribuindo para a formação integral da criança. Neste trabalho utilizaremos algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos embasamos em alguns teóricos relacionados ao assunto, como Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis e Oliveira (1994), Cazaux (1995), entre outros. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de observações de campo e entrevistas com os participantes da pesquisa. Os resultados do estudo mostraram que: 1- Ainda com existência de professores empenhados em dar uma aula para além da transmissão de conhecimentos científicos e que consideram importantes os conhecimentos culturais e regionais, nutou-se que ainda há muito por desenvolver em relação a esse viés educacional. 2- Não há como negar a ligação entre a afetividade e a aprendizagem, pois na escola a criança se relaciona, emocionalmente, com os todos os indivíduos que fazem parte do sistema de ensino/aprendizagem, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de resgatar este tema na ação pedagógica como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 3- Mesmo com todos os problemas que este estudo verificou, pode-se afirmar que é possível o estabelecimento de boas relações entre professor-aluno, escola-comunidade e aluno-aluno. 2019-11-11T19:14:38Z 2019-11-11T19:14:38Z 2019-06-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Hudson Pantoja da. Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem. Orientador: Dedival Brandão da Silva. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade De Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação infantil
Afetividade
Aprendizagem
Ação pedagógica
Child education
Affectivity
Learning
Pedagogical action
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Educação infantil
Afetividade
Aprendizagem
Ação pedagógica
Child education
Affectivity
Learning
Pedagogical action
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
SILVA, Hudson Pantoja da
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
topic_facet Educação infantil
Afetividade
Aprendizagem
Ação pedagógica
Child education
Affectivity
Learning
Pedagogical action
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description The present work aims to reflect on the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, highlighting the need to bring to the school environment a pleasant coexistence among all those involved in it, contributing to the integral formation of the child. In this work we will use some conceptions of affectivity and some considerations about Early Childhood Education. As a theoretical basis, we rely on some theorists related to the subject, such as Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis and Oliveira (1994), Cazaux (1995), among others. This is a qualitative study conducted through field observations and interviews with the research participants. The results of the study showed that: 1- Although there are teachers who are committed to teaching beyond the transmission of scientific knowledge and who consider cultural and regional knowledge to be important, there is still much to be developed in relation to this bias educational. 2- There is no denying the connection between affectivity and learning, because in school the child relates emotionally to all the individuals who are part of the teaching / learning system, which leads us to reflect on the need to to rescue this theme in pedagogical action as a facilitator of the teaching-learning process. 3- Even with all the problems that this study verified, it can be affirmed that it is possible to establish good relations between teacher-student, school-community and studentstudent.
author_additional SILVA, Dedival Brandão da
author_additionalStr SILVA, Dedival Brandão da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Hudson Pantoja da
title Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
title_short Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
title_full Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
title_fullStr Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
title_full_unstemmed Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
title_sort educação em escola ribeirinha de abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497
_version_ 1787154839229169664
score 11.753735