/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem
The present work aims to reflect on the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, highlighting the need to bring to the school environment a pleasant coexistence among all those involved in it, contributing to the integral formation of the child. In this work we wi...
Autor principal: | SILVA, Hudson Pantoja da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2497 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-24972021-07-06T18:11:03Z Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem SILVA, Hudson Pantoja da SILVA, Dedival Brandão da http://lattes.cnpq.br/2843515711368703 Educação infantil Afetividade Aprendizagem Ação pedagógica Child education Affectivity Learning Pedagogical action CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR The present work aims to reflect on the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, highlighting the need to bring to the school environment a pleasant coexistence among all those involved in it, contributing to the integral formation of the child. In this work we will use some conceptions of affectivity and some considerations about Early Childhood Education. As a theoretical basis, we rely on some theorists related to the subject, such as Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis and Oliveira (1994), Cazaux (1995), among others. This is a qualitative study conducted through field observations and interviews with the research participants. The results of the study showed that: 1- Although there are teachers who are committed to teaching beyond the transmission of scientific knowledge and who consider cultural and regional knowledge to be important, there is still much to be developed in relation to this bias educational. 2- There is no denying the connection between affectivity and learning, because in school the child relates emotionally to all the individuals who are part of the teaching / learning system, which leads us to reflect on the need to to rescue this theme in pedagogical action as a facilitator of the teaching-learning process. 3- Even with all the problems that this study verified, it can be affirmed that it is possible to establish good relations between teacher-student, school-community and studentstudent. O presente trabalho visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos, contribuindo para a formação integral da criança. Neste trabalho utilizaremos algumas concepções de afetividade e algumas considerações sobre Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos embasamos em alguns teóricos relacionados ao assunto, como Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis e Oliveira (1994), Cazaux (1995), entre outros. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de observações de campo e entrevistas com os participantes da pesquisa. Os resultados do estudo mostraram que: 1- Ainda com existência de professores empenhados em dar uma aula para além da transmissão de conhecimentos científicos e que consideram importantes os conhecimentos culturais e regionais, nutou-se que ainda há muito por desenvolver em relação a esse viés educacional. 2- Não há como negar a ligação entre a afetividade e a aprendizagem, pois na escola a criança se relaciona, emocionalmente, com os todos os indivíduos que fazem parte do sistema de ensino/aprendizagem, o que nos leva a refletir sobre a necessidade de resgatar este tema na ação pedagógica como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 3- Mesmo com todos os problemas que este estudo verificou, pode-se afirmar que é possível o estabelecimento de boas relações entre professor-aluno, escola-comunidade e aluno-aluno. 2019-11-11T19:14:38Z 2019-11-11T19:14:38Z 2019-06-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Hudson Pantoja da. Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem. Orientador: Dedival Brandão da Silva. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade De Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação infantil Afetividade Aprendizagem Ação pedagógica Child education Affectivity Learning Pedagogical action CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Educação infantil Afetividade Aprendizagem Ação pedagógica Child education Affectivity Learning Pedagogical action CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR SILVA, Hudson Pantoja da Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
topic_facet |
Educação infantil Afetividade Aprendizagem Ação pedagógica Child education Affectivity Learning Pedagogical action CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
The present work aims to reflect on the importance and contribution of affectivity in the teaching-learning process, highlighting the need to bring to the school environment a pleasant coexistence among all those involved in it, contributing to the integral formation of the child. In this work we will use some conceptions of affectivity and some considerations about Early Childhood Education. As a theoretical basis, we rely on some theorists related to the subject, such as Vygotsky (1998), Piaget (1996), Monte-Serrat (2007), Davis and Oliveira (1994), Cazaux (1995), among others. This is a qualitative study conducted through field observations and interviews with the research participants. The results of the study showed that: 1- Although there are teachers who are committed to teaching beyond the transmission of scientific knowledge and who consider cultural and regional knowledge to be important, there is still much to be developed in relation to this bias educational. 2- There is no denying the connection between affectivity and learning, because in school the child relates emotionally to all the individuals who are part of the teaching / learning system, which leads us to reflect on the need to to rescue this theme in pedagogical action as a facilitator of the teaching-learning process. 3- Even with all the problems that this study verified, it can be affirmed that it is possible to establish good relations between teacher-student, school-community and studentstudent. |
author_additional |
SILVA, Dedival Brandão da |
author_additionalStr |
SILVA, Dedival Brandão da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Hudson Pantoja da |
title |
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
title_short |
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
title_full |
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
title_fullStr |
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Educação em escola ribeirinha de Abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
title_sort |
educação em escola ribeirinha de abaetetuba: afetividade como condição de aprendizagem |
publishDate |
2019 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2497 |
_version_ |
1787154839229169664 |
score |
11.753735 |