Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa

The present work was carried out with students of the 9th grade of Elementary School in Portuguese Language classes, based on the argumentative genre as a resource for the development of critical reading skills, textual production and analysis of the same. general objective to enable students to pos...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2524
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-2524
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-25242021-06-23T15:00:50Z Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Gênero argumentativo Leitura Escrita Aula de língua portuguesa Argumentative genre Reading Writing Portuguese language class CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present work was carried out with students of the 9th grade of Elementary School in Portuguese Language classes, based on the argumentative genre as a resource for the development of critical reading skills, textual production and analysis of the same. general objective to enable students to position themselves as subjects in the practice of communicating their daily lives and specific objectives; To improve linguistic skills, that is, the use of grammar and develop reading and writing practice, awakening the ability to question, through argument, and in everyday practice students perceive the great value of the argumentative genre in Portuguese Language classes. In the course of this article, I presented the theoretical bases that I take as a basis, and present possibilities for the realization of the project that was applied in the 9th grade class of Elementary School at the Barão do Cairari School. O presente trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, com base no gênero argumentativo como recurso para o desenvolvimento de habilidades de reflexão crítica da leitura, produção textual e análise das mesmas, dentro desta perspectiva, temos como objetivo geral possibilitar aos alunos á posicionar-se como sujeito na prática da comunicação de seu cotidiano e os objetivos específicos; Aperfeiçoar as competências linguísticas, ou seja, o uso da gramática e desenvolvera prática da leitura e escrita, despertando a capacidade de questionamento, através da argumentação, e que na prática cotidiana os alunos percebam o grande valor do gênero argumentativo nas aulas de Língua portuguesa. No desenrolar deste artigo, foi apresentado as bases teóricas o qual tomo como base, e apresento possibilidades de realização do projeto que foi aplicado, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Barão do Cairari. 2019-11-12T14:27:12Z 2019-11-12T14:27:12Z 2019-02-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto. Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2524. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2524 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Gênero argumentativo
Leitura
Escrita
Aula de língua portuguesa
Argumentative genre
Reading
Writing
Portuguese language class
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Gênero argumentativo
Leitura
Escrita
Aula de língua portuguesa
Argumentative genre
Reading
Writing
Portuguese language class
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto
Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
topic_facet Gênero argumentativo
Leitura
Escrita
Aula de língua portuguesa
Argumentative genre
Reading
Writing
Portuguese language class
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The present work was carried out with students of the 9th grade of Elementary School in Portuguese Language classes, based on the argumentative genre as a resource for the development of critical reading skills, textual production and analysis of the same. general objective to enable students to position themselves as subjects in the practice of communicating their daily lives and specific objectives; To improve linguistic skills, that is, the use of grammar and develop reading and writing practice, awakening the ability to question, through argument, and in everyday practice students perceive the great value of the argumentative genre in Portuguese Language classes. In the course of this article, I presented the theoretical bases that I take as a basis, and present possibilities for the realization of the project that was applied in the 9th grade class of Elementary School at the Barão do Cairari School.
author_additional SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_additionalStr SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto
title Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
title_short Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
title_full Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
title_sort gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa
publishDate 2019
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2524
_version_ 1787154881443790848
score 11.653393