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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas
Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar...
Autor principal: | FERREIRA, Maria de Fátima |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2573 |
Resumo: |
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Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de
Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José
Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da
experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos
desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas
práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na
vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas
práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e
Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões,
impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes
multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática
docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o
conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e
negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens
e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução
de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina
voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras
políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar
numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos
estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada. |